EUA acreditam que Israel e Hamas podem sanar lacunas para fechar acordo

Tomada de passagem entre Egito e Gaza levantou temores de que Israel poderia estar prestes a iniciar incursão em Rafah

Reuters

Pôster com foto de refém, sequestrado durante o ataque mortal de 7 de outubro do grupo islâmico palestino Hamas, em Tel Aviv, Israel (REUTERS/Shannon Stapleton)

Publicidade

Israel e militantes do Hamas devem ser capazes de fechar as lacunas remanescentes em suas posições para chegar a um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza, disse a Casa Branca nesta terça-feira (7).

“Acreditamos que essas lacunas podem ser fechadas”, disse a jornalistas o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, enquanto negociadores começavam reunião no Cairo para nova rodada de conversas.

Kirby afirmou que o grupo militante palestino Hamas ofereceu, na segunda-feira (6), emendas a uma proposta israelense com o objetivo de encerrar o impasse.

Continua depois da publicidade

A tomada da principal passagem de fronteira entre o Egito e o sul de Gaza pelas forças israelenses levantou temores de que Israel poderia estar prestes a iniciar uma incursão muito temida em Rafah.

Kirby relatou que os israelenses garantiram às autoridades norte-americanas que a operação tem escopo e duração limitados e não configura uma invasão em grande escala.

Tópicos relacionados