Publicidade
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou publicamente pela primeira vez nesta segunda-feira (19) sobre seu diagnóstico de câncer de próstata em estágio avançado, que foi revelado por sua assessoria no último domingo (18).
Em uma mensagem compartilhada nas redes sociais, Biden expressou sua gratidão pelo apoio que tem recebido e enfatizou a universalidade do impacto da doença.
Leia mais: Joe Biden é diagnosticado com “forma agressiva” de câncer de próstata
Continua depois da publicidade
“O câncer afeta a todos nós. Como muitos de vocês, Jill [esposa de Biden] e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos ajudar com amor e apoio”, declarou o ex-presidente, que tem 82 anos.
O diagnóstico de Biden foi confirmado após uma série de exames médicos realizados na semana passada, quando ele apresentou sintomas urinários e um “pequeno nódulo”.
Leia mais: Trump lamenta diagnóstico de Biden e deseja “rápida recuperação” ao ex-adversário
A avaliação médica, realizada na sexta-feira (16), resultou na identificação de um câncer em estágio 9, o que indica uma forma agressiva da doença, com metástase nos ossos.
Os cânceres de próstata são classificados por meio do escore de Gleason, que avalia a aparência das células cancerígenas em comparação com as células normais, em uma escala de 1 a 10.
Leia mais: Câncer de próstata com metástase óssea: entenda a condição enfrentada por Joe Biden
Continua depois da publicidade
O ex-presidente, que deixou o cargo como o presidente mais velho da história dos EUA, já enfrentou questionamentos sobre sua saúde e idade, especialmente durante sua campanha eleitoral.
Esses questionamentos se intensificaram após o primeiro debate eleitoral contra Donald Trump, levando Biden a decidir não buscar a reeleição.
Até o momento, a assessoria de Biden não forneceu detalhes sobre o tratamento que ele irá receber, mas a notícia de sua condição de saúde gerou uma onda de apoio nas redes sociais.