Ataque russo na cidade ucraniana de Kharkiv deixa 6 mortos, dizem autoridades locais

Rússia tem intensificado ataques à região nordeste da Ucrânia

Reuters

Ataque russo em Kharkiv 22/5/2024 REUTERS/Sofiia Gatilova

Publicidade

Um ataque russo de mísseis contra a cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, matou pelo menos seis pessoas e feriu pelo menos 11 nesta quinta-feira (23), informaram autoridades locais.

O ataque danificou a infraestrutura municipal e de transporte e destruiu uma gráfica, causando um incêndio, disseram o prefeito de Kharkiv e o governador da região.

Fumaça saía de uma das instalações da gráfica e o cheiro de madeira queimada encheu o ar enquanto as equipes de resgate retiravam corpos em sacos plásticos do prédio, informou um correspondente da Reuters no local.

Continua depois da publicidade

“Este é um local puramente civil, é uma gráfica que imprime livros”, disse o chefe de polícia regional Volodymyr Tymoshko a repórteres no local. Tymoshko afirmou que dois mísseis atingiram as instalações da gráfica, com um deles caindo nas proximidades.

Oleksandr Filchakov, chefe do escritório do promotor da região de Kharkiv, disse que cerca de 50 pessoas estavam na gráfica quando ela foi atingida. Kharkiv é um centro do setor editorial da Ucrânia, que continuou trabalhando apesar das quedas de energia e da intensificação dos ataques russos.

O prefeito da cidade de Kharkiv declarou à televisão nacional que 15 mísseis foram usados no ataque, com base em informações preliminares.

Continua depois da publicidade

A Rússia intensificou seus ataques à região nordeste da Ucrânia nesta primavera do hemisfério norte, bombardeando sua infraestrutura de energia e transporte usando bombas guiadas, mísseis e drones.