Programe-se!

Tiradentes e Carnaval: veja como bancos, B3 e shoppings vão funcionar no feriado prolongado

O sistema financeiro do país não vai operar na quinta-feira (21)

Por  Equipe InfoMoney -

Depois da Sexta-Feira Santa, abril ainda reserva mais um feriado com possibilidade, para alguns, de emenda com o fim de semana. Nesta quinta-feira (21), o Brasil celebra a memória de Tiradentes.

A data, considerada feriado nacional, faz referência à morte de Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes do movimento emancipacionista contra o domínio de Portugal, que ficou conhecido como Inconfidência Mineira.

Tiradentes foi o único a receber a pena capital: foi enforcado em praça pública em 21 de abril de 1792. Com o advento da República, a partir de 1889, o dentista e ativista político virou herói nacional e ganhou as páginas dos livros de história no Brasil.

Quem conseguir emendar o feriado com a sexta-feira (22) terá pela frente quatro dias de descanso somando o sábado (23) e o domingo (24). Os servidores públicos federais, por exemplo, ganharam ponto facultativo na sexta e poderão, a depender do órgão em que atuam, prolongar a folga.

O período será ainda de folia se você estiver em São Paulo ou no Rio de Janeiro. É que nestas duas capitais do Sudeste serão realizados os desfiles das escolas de samba. Os eventos, que tradicionalmente ocorrem em fevereiro, foram transferidos para abril devido à pandemia de Covid-19.

Quando um feriado se aproxima, a dúvida sempre paira sobre o que vai funcionar ou fechar na data comemorativa. No dia 21, o sistema financeiro do país não vai operar. Então, programe-se: se você precisa de algum serviço presencial em alguma agência bancária, terá esta quarta (20) ou a sexta-feira (22) para isso.

Veja o que vai abrir e o que vai fechar na lista do InfoMoney no feriado de Tiradentes:

Bancos

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 21 (feriado de Tiradentes). No dia 22, sexta-feira, o atendimento ao público acontece normalmente.

No entanto, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking) ao longo do feriado.

Contas de consumo, como água e luz, e carnês com vencimento no dia 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 22. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Bolsa

A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, também não funcionará no dia 21. Segundo a própria B3, não haverá negociação no mercado de títulos públicos federais; registro de operações no Subsistema de Registro; movimentações no Subsistema de Depósito Centralizado; movimentações de garantias no Sistema Cetip; liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.

Não haverá também negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos; além das operações de títulos do agronegócio; e no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.

Na sexta-feira (22), as operações voltam a funcionar normalmente.

Rodízio

O rodízio de veículos está suspenso em São Paulo nos dias 21 e 22.

INSS

As agências do INSS estarão fechadas na quinta (21)  e na sexta (22) – devido ao ponto facultativo autorizado pela Portaria ME nº 3.413, de 18 de abril de 2022.

Shoppings

Os shoppings pelo país vão funcionar no feriado de Tiradentes, mas em horário reduzido, segundo a  Alshop (associação que representa os lojistas de shoppings). Na quinta-feira (21), as unidades estarão de portas abertas das 14h às 20h; na sexta, voltam ao horário normal, das 10h às 22h; e, no domingo, das 14h às 20h.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Compartilhe