Funcionalismo público

Servidores devem ter aumento de salário no próximo ano, prevê Guedes

Redução de gastos com a pandemia deve ajudar os cofres públicos em 2023, segundo o ministro da Economia

Por  Estadão Conteúdo -

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os servidores públicos devem ter aumento de salário no próximo ano. A declaração foi feita durante o evento em comemoração aos 70 anos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (20).

Segundo Guedes, com a redução de gastos com a pandemia, com o aumento da produtividade e com a maior oferta de serviços digitais para a população é possível aumentar os salários dos servidores.

“Os governos passados contrataram 160 mil pessoas liquidamente. Se aposentam por ano de 20 mil a 30 mil. Fizemos o contrário. Os servidores se aposentaram e nós digitalizamos os serviços. A produtividade subiu e pode haver aumento de salário brevemente”, disse.

Plano de saúde

Sem conseguir aumentar os salários dos servidores da segurança pública, o presidente Jair Bolsonaro (PL) implementou, recentemente, um sistema de plano de saúde para policiais federais, categoria que ajudou a elegê-lo em 2018.

Segundo o texto da medida provisória, recursos do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) serão utilizados no financiamento do plano de saúde e do pagamento de uma indenização por tempo de disponibilidade aos policiais federais, o chamado sobreaviso. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim de maio.

A medida permite ainda que os recursos do Funapol sejam usados para custeio de transporte, hospedagem e alimentação de servidores em missões e operações de natureza oficial e de valores de caráter indenizatório, além do pagamento de despesas com saúde.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe