Satisfação do consumidor com serviços de telefonia fixa cai 16% em junho

Segundo o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, a satisfação com os serviços despecaram de 44,4%, em maio, para 28,2%

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – A satisfação do consumidor com os serviços de telefonia fixa despencou em junho, passando de 44,4%, em maio, para 28,2%. As informações são do INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor), elaborado pela ESPM.

Ainda de acordo com o estudo, o setor de telefonia celular também registrou queda de 1,8% na avaliação dos consumidores, em relação a maio: 28,2% contra 26,4%.

A razão apontada para a queda na satisfação com a telefonia fixa no mês foi a falha em um satélite, que deixou canais de todas as operadoras de TV a cabo fora do ar. Reclamações de consumidores sobre esse assunto representaram 44% de todos os comentários negativos sobre uma das empresas pesquisadas.

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A piora no serviço de outra companhia do setor após sua aquisição e mudança de nome também impactou no índice do setor. As empresas pesquisadas na telefonia fixa são Embratel, Telefônica, Brasil Telecom e Telemar. Na telefonia celular, foram pesquisadas a Vivo, TIM, Claro e Oi.

A insatisfação com os dois setores inpactou o índice nacional, que avalia 96 empresas de 24 setores da economia. O INSC de junho foi de 50,2%, com queda de mais de três pontos percentuais – também a menor avaliação desde a criação do estudo em abril de 2011.