Satisfação de consumidores com serviços bancários aumenta em julho

Mais de 48% dos consumidores estão satisfeitos com o setor bancário, maior porcentagem em 18 meses de análise

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Os consumidores se mostraram mais satisfeitos com os serviços bancários em julho deste ano. Segundo o INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor) medido pela ESPM, a satisfação teve alta de 7,1 pontos percentuais em comparação ao mês anterior.

Segundo a pesquisa, 48,5% dos consumidores estão satisfeitos com o setor bancário, maior porcentagem em 18 meses de análise. O aumento do índice – que ocorreu em três dos quatro bancos analisados – está relacionado às campanhas de comunicação e patrocínios a eventos, como também aos resultados financeiros positivos apresentados pelas instituições no período.

Entretanto, o aumento da satisfação não significa que o setor não tenha sido alvo de reclamações. O INSC mostra que muitos consumidores continuam relatando problemas de atendimento, entre os quais práticas desrespeitosas, aplicativos que não funcionam e falta de dinheiros nos caixas eletrônicos.

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O INSC, lançado há dois anos, coleta mensalmente as opiniões de consumidores sobre produtos e serviços de 96 empresas de 24 setores da economia. Os bancos pesquisados no estudo são Itaú-Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil.