Saque do FGTS inativo não poderá ser feito depois do prazo

Para aqueles que não tem a conta poupança na Caixa, será possível fazer a transferência do dinheiro do FGTS para outros bancos também sem custos até 31 de julho

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Os trabalhadores que não são clientes da Caixa Econômica Federal têm até o dia 31 de julho para sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), informou a Caixa. Para transferir o dinheiro da Caixa para outro banco não haverá taxa de cobrança. Após esse prazo, as pessoas não poderão sacar a quantia e as regras voltam a ser como eram antes: só podem fazer o saque trabalhadores que ficaram sem movimentação na conta durante 3 anos e os que foram demitidos sem justa causa. 

Em relação aos clientes que têm conta poupança individual na Caixa, o dinheiro será creditado automaticamente na conta. Assim, é necessário que o trabalhador consulte seu saldo e confira se a quantia que irá receber está correta. Se o saldo que será recebido for o esperado pelo trabalhador, não é preciso se preocupar com nenhuma data, porque tudo será feito automaticamente.

No entanto, se o cliente da conta poupança individual da Caixa consultar o saldo e perceber alguma inconsistência no valor deve ir até alguma agência para verificar o que aconteceu e informar o banco até dia 31 de julho.

Continua depois da publicidade

Já se o cliente da conta poupança individual não quiser ficar com o crédito do FGTS em sua conta, ele tem até o dia 31 de agosto para informar a Caixa para que o saldo volte para o seu FGTS.

A Caixa fará transferência automática do saldo disponível das contas inativas do FGTS para os trabalhadores com conta poupança individual no banco no primeiro dia do calendário de saques, de acordo com as datas de cada cliente.

A assessoria informou que até as 13h de hoje, foram feitas mais de 26 milhões de consultas de contas inativas no site da Caixa. 

Continua depois da publicidade

Para tirar dúvidas consultar o site www.caixa.gov.br/contasinativas ou ligar para 0800 726 2017.

Confira o calendário de saque divulgado pela Caixa: 

A partir de 10 março: trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro;

Publicidade

A partir de 10 abril: trabalhadores que nasceram em março, abril e maio;

A partir de 12 maio: trabalhadores que nasceram em junho, julho e agosto;

 A partir de 16 junho: trabalhadores que nasceram nos meses de setembro, outubro e novembro; 

Continua depois da publicidade

A partir de 14 julho: trabalhadores nascidos em dezembro.

Contribuintes que não sacarem no mês referente a seus aniversários poderão sacar até o dia 31 de julho.

Tudo que você precisa saber sobre o saque das contas inativas do FGTS

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.