Feriado Municipal

São Paulo vai parar em seu aniversário? Veja o que abre e o que fecha no dia 25 de janeiro

A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, funcionará normalmente; expediente de repartições públicas municipais estará suspenso

Por  Equipe InfoMoney -

Dia 25 de janeiro é o aniversário de São Paulo.

A maior cidade da América Latina vai completar 468 anos, mas não haverá muitas comemorações por duas razões: 1) a variante ômicron se espalha pela cidade; e 2) este feriado é um dos que foi antecipado em março de 2021, uma tentativa encabeçada pela prefeitura e pelo governo do estado para reduzir a movimentação de pessoas durante a segunda onda de infecções.

Por que dia 25 de janeiro não é feriado em São Paulo em 2022?

Os feriados do Aniversário de São Paulo (25 de janeiro), de Corpus Christi (16 de junho) e do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) foram antecipados em 2021. Dessa forma, em 2022, os dias 25 de janeiro, 22 de abril (Descobrimento do Brasil) e 14 de novembro (véspera do feriado da Proclamação da República) terão os expedientes suspensos mediante a compensação de horas dos servidores.

Já os dias de Carnaval (28 de fevereiro e 1º de março), a Quarta-feira de Cinzas (2 de março, com ponto facultativo até as 12h), Corpus Christi (16 de junho), Dia do Servidor Público (28 de outubro), véspera de Natal (24 de dezembro) e véspera de Ano-Novo (30 de dezembro) serão considerados pontos facultativos.

Em 2023, o aniversário de São Paulo volta a ser considerado feriado municipal.

E agora, como ficará o funcionamento das instituições no 25/1?

A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, vai funcionar normalmente. Haverá registro de operações, contratação e movimentação de ativos, todos os horários de funcionamento usuais serão mantidos e a negociação e a liquidação de títulos públicos do Tesouro Direto também não terá mudanças.

Já o funcionamento das repartições públicas municipais da Administração Direta, Autárquica e Fundacional terão os expedientes suspensos mediante a compensação de horas dos servidores no dia 25 de janeiro.

Leia também: Conta de luz sobe mais que o dobro da inflação; veja o que impacta o custo

Para as empresas, não há regra definida mas, em geral, companhias que anteciparam o feriado em 2021, terão expediente normal no próximo dia 25. Já aquelas que preferiram não antecipar, terão direito ao feriado normalmente. Para quem mudou de emprego ou está com dúvidas, o recomendado é procurar o RH da empresa.

Como ficam os bancos?

Os bancos não puderam parar suas atividades durante o megaferiado de março de 2021. E agora, como fica?

O Sindicato dos Bancários informou, por meio de sua assessoria, que considera que o fechamento das agências seria bem-vindo neste momento, de aumento da contaminação. Quem determina a abertura das agências, no entanto, é o Banco Central que, por sua vez, segue o calendário de feriados municipal, estadual e federal.

As agências bancárias também passam por outro problema: a quantidade de bancários afastados por Covid chegou a 1.500 e o Sindicato da categoria afirmou que 91% dos profissionais consultados em pesquisa relataram casos de Covid ou Influenza nos últimos 30 dias.

Quais outros feriados vão existir em 2022?

• 15 de abril, Paixão de Cristo
• 21 de abril, Tiradentes
• 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho
• 9 de julho, Data Magna do Estado de São Paulo
• 7 de setembro, Independência do Brasil
• 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil
• 2 de novembro, Finados
• 15 de novembro, Proclamação da República
• 25 de dezembro, Natal

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe