'Domingão da Vacinação'

São Paulo terá campanha de vacinação contra Covid e gripe no domingo

Postos ficarão abertos das 7h às 19h nos 645 municípios do estado; idosos acima de 80 anos poderão tomar vacinas da Influenza e da Covid no mesmo dia

Por  Agência Brasil

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (23) que vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe para o domingo (27) e incluir no “Domingão da Vacinação” os imunizantes contra a Covid-19.

Poderão se vacinar contra o novo coronavírus crianças de 5 a 11 anos que precisam tomar a segunda dose, além de pessoas com 12 anos ou mais que precisam tomar a segunda e terceira doses.

A campanha também imunizará idosos acima dos 80 anos com uma quarta dose (podem se vacinar aqueles que tomaram a terceira dose há pelo menos quatro meses).

A vacinação ocorrerá nos 645 municípios paulistas, e os postos ficarão abertos das 7h às 19h.

Segundo o governo estadual, 65% da população de São Paulo já tomou a terceira dose de vacina contra a Covid-19 até o momento e, entre as crianças de 5 a 11 anos, 75% já tomaram a primeira dose, mas apenas 34% voltaram para a segunda.

Queda de indicadores

O estado de São Paulo apresentou queda em todos os indicadores relacionados à Covid-19 na semana passada: de 19,26% nos casos, 12,94% nas internações e 30,17% nos óbitos. Já a taxa de ocupação de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) no estado está atualmente em 26,5%.

“Nas últimas sete semanas teve queda de 84% nas internações”, disse Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde. “Isso mostra que o efeito da vacinação protegeu a nossa população, evitando formas graves e fatais”.

Vacinação contra a gripe

A vacinação contra a gripe no estado começará no domingo pelos idosos acima dos 80 anos (que poderão tomar os imunizantes contra a Covid-19 e a Influenza ao mesmo tempo).

“É importante fazer a vacinação da Influenza concomitantemente à de Covid-19”, afirma Regiane de Paula, coordenadora geral do programa estadual de imunização.

A vacina contra a Influenza, produzida pelo Instituto Butantan, é trivalente e combate os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que provocou o surto de casos de gripe no final de 2011.

Calendário da vacina contra gripe/influenza:

  • 27 de março (domingo): idosos acima de 80 anos
  • 4 de abril: idosos acima dos 60 anos e trabalhadores da área de saúde
  • 2 de maio: crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas
  • 9 de maio: indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades
  • 16 de maio: forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário, portuários e população privada de liberdade

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Compartilhe