Especialista responde dúvida que todo mundo tem sobre alcançar a riqueza

Thomas Corley fez um estudo com mais de 230 pessoas ricas e concluiu que o processo de enriquecimento leva tempo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria das pessoas almeja alcançar o sucesso financeiro. Entre tantas dicas de caminhos que vão ajudar você a chegar lá, uma das mais recorrentes é mudar os hábitos financeiros. E embora a mudança de costumes no dia a dia possa ajudar você a conquistar sua independência financeira, nem sempre esse processo é rápido.

Thomas Corley desenvolveu um estudo sobre os hábitos das pessoas ricas. Ele entrevistou mais de 230 pessoas, sendo que 177 são milionários “self-made”, ou seja, construíram seus impérios sem apoio financeiro de suas famílias ou herança. São consideradas ricas as pessoas que têm pelo menos US$ 160 mil de renda bruta anual e US$ 3,2 milhões em ativos líquidos, segundo a pesquisa. O especialista chegou à conclusão que uma das melhores formas de alcançar o sucesso financeiro é realmente adotar hábitos financeiros saudáveis.

Mas após essa conclusão, segundo ele, a pergunta mais popular entre seus seguidores e leitores é: “Quanto tempo demora para que os bons hábitos financeiros comecem a produzir resultados concretos? ”.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“De acordo com a minha pesquisa, a maioria dos hábitos dos ricos começam a dar resultados depois de muitos anos de prática. Não é uma ciência exata, por isso não dá para especificar uma quantidade de anos”, explicou ao Business Insider. É preciso entender que a mudança de costumes não é mágica. Adquirir hábitos financeiros como economizar e fazer investimentos aumentam suas chances de ganhar mais dinheiro, mas é um processo demorado.

“É preciso tempo para os considerados hábitos de ricos começarem a dar resultados. A mudança não garante uma gratificação financeira imediata”, complementa Corley. As pessoas que querem enriquecer com seus próprios negócios precisam de paciência e não podem ter pressa, caso contrário vão se decepcionar com a demora dos resultados. 

Planilha Gratuita

Como calcular 13º, férias e rescisão?

Baixe uma planilha gratuita que te ajuda com as contas de salário, descontos e cálculos demissionais

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.