Planejamento financeiro: por que nem sempre ele funciona?

Existem várias razões pelas quais um planejamento fracassa, concentrar-se nas perdas e não nos benefícios é a maior delas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de comprometido em elaborar um orçamento que pudesse ajudá-lo a entender melhor os seus gastos e, eventualmente, ajudar no equilíbrio das contas da família, passados alguns meses você logo se viu voltando aos hábitos antigos, e deixando de lado o seu planejamento.

Se o quadro lhe parece familiar não fique chateado, você não está sozinho. Mas, por que será que isso aconteceu? Afinal, você estava tão animado com o fato de que, ao adotar um sistema de controle orçamentário, seria capaz de começar a poupar e realizar seus sonhos financeiros.

No entanto, para que isso seja possível é preciso respeitar uma regra bastante simples: gastar menos do que você recebe. Isso explica o porquê tantas pessoas falham ao planejar o seu orçamento. Gastar menos do que recebe exige disciplina e, no caso de algumas pessoas, significa abrir mão de um estilo de vida ao qual estão acostumados, mas que não têm como sustentar.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Principais causas

Abaixo listamos as principais razões que levam as pessoas a não conseguirem manter o seu planejamento financeiro:

Porém, de todos os obstáculos acima, adotar uma postura negativa é a que mais prejudica o sucesso do seu planejamento financeiro. Não concentre-se apenas no que está deixando de fazer: assim não há como ser bem sucedido. Ao invés disso, pense nos sonhos que pode realizar.