Publicidade
SÃO PAULO – Administrar as finanças não é uma tarefa fácil e quando as dívidas fogem do controle o desafio fica ainda maior.
Cameron Huddleston é jornalista e especialista em finanças pessoais e contou ao site Business Insider suas experiências financeiras com muito pouco dinheiro e o que aprendeu tendo que viver com uma renda muito baixa quando jovem.
“Os anos de vacas magras realmente me ajudaram a tomar decisões financeiras melhores e eu consegui assumir o controle do meu dinheiro”, explica Huddleston.
Ela conta que tinha que almoçar em casa e encontrar os amigos em algum restaurante depois, porque não tinha dinheiro para pagar a refeição. “O meu salário era pequeno, e eu vivia em Washington que tem um padrão de vida alto, então eu passei por várias situações difíceis”, diz.
A jornalista elencou 6 lições de quando ela quase faliu e o que ela aprendeu com a experiência.
1. Não viva com benefícios além do que seu salário pode proporcionar
Continua depois da publicidade
Para isso é necessário se planejar. Quando Cameron começou a trabalhar não comprava roupas novas todo mês, nem saia para jantar fora toda semana.
“Hoje percebo que morava em um apartamento muito caro, se comparado com o salário que eu ganhava, era mais do que os meus meios permitiam”, explica.
O aluguel do apartamento consumia metade da renda total que ela tinha. “E eu não percebi, de início, o quanto seria difícil manter todas as contas em ordem com um aluguel tão alto”, afirma.
“É fácil cair em armadilhas como um aluguel muito caro, ou gastos como jantares e roupas caras. Eu quase fali e perdi tudo”, adverte Cameron. Hoje o aluguel da casa que Cameron vive com o marido não ultrapassa 20% do salário dos dois juntos.
2. Saiba a finalidade do seu dinheiro
Se você deseja acabar com a angústia de viver com o salário contado todo mês, é necessário saber para onde está indo o seu dinheiro.
Continua depois da publicidade
“Quando eu quase fali, eu tinha que saber exatamente para onde ia cada centavo do meu salário. Se eu gastasse um pouco a mais do que o planejado no supermercado por exemplo, eu estaria em apuros no fim do mês”, conta Cameron.
3. Tenha uma reserva de emergência
“Realmente é difícil guardar um dinheiro para emergências, quando não se tem uma quantia nem para pagar as contas no fim do mês. Mas aprendi que essa reserva é feita para estar preparada para algum imprevisto”, explica.
Continua depois da publicidade
“Considere fazer pequenos sacrifícios agora para construir uma reserva segura”, sugere Cameron.
4. Você pode se divertir mesmo com pouco dinheiro
“Eu aprendi quando eu tinha muito menos dinheiro, que é possível se divertir gastando pouco – ou nada”, afirma Cameron.
Continua depois da publicidade
Ela conta que junto com o marido, à época namorado, faziam trilhas de bicicleta pela região, iam a eventos e museus gratuitos na cidade, ou simplesmente recebiam os amigos em casa.
Ter um orçamento apertado pode ser um pouco estressante, mas se você souber gerenciá-lo com sabedoria é possível fazer tudo. “Não deixe de se divertir apenas porque o salário não permite luxos. Pesquise formas mais baratas de entretenimento”, explica.
5. Encontre formas de melhorar a situação financeira
Continua depois da publicidade
“Ao invés de ficar reclamando do orçamento apertado, você deve pensar em soluções para aumentá-lo”, diz Cameron. Ela conta que foi atrás de um segundo emprego.
“Tive que sacrificar meu tempo livre e o trabalho não tinha a ver com a minha área, mas valeu a pena, porque a partir desse momento conseguir aumentar minha renda e guardar um pouco de dinheiro”, conta.
Além disso, ela diz que se mantinha antenada com as oportunidades de empregos melhores do que a dela. “Certamente fazer uma jornada dupla é mais fácil quando se é mais jovem, mas são escolhas”, avalia Cameron.
6. Não desanime
“Eu nunca me senti mal por ter que viver com um salário baixo e um orçamento apertado”, explica Cameron. “Eu sabia que minha situação era temporária, porque eu estava tomando medidas para melhorar minha carreira, minhas finanças e a maneira que eu gerenciava o meu dinheiro”, conta.
O segredo, segundo ela, é sempre agradecer pelo que tem e procurar correr atrás do que planeja para melhorar as condições financeiras.