Ultra-ricos

Onde vivem os bilionários?

O Brasil está na lista dos 20 países do mundo com mais bilionários. Descubra quais são as outras nações que compõem essa lista

Por  Mariana Amaro -

“Forcem-nos a pagar mais impostos”. Este foi o pedido feito por um grupo de pouco mais de 100 milionários e bilionários durante um encontro virtual promovido pelo Fórum Econômico Mundial na quarta-feira (19).

O grupo que se autointitula “milionários patriotas” e é formado, entre outras pessoas por Abigail Disney (isso mesmo, herdeira da família Disney) afirmou, em carta aberta, saber que o sistema tributário é injusto.

No ano passado, enquanto mais de 130 países concordaram com uma taxação mínima de 15% para dificultar estratégias de companhias de reduzir o pagamento de impostos, os milionários afirmaram sentirem falta de programas desse tipo que focassem em pessoas físicas (e bilionárias, no caso).

Segundo um estudo desenvolvido pela Oxfam, organização que atua em mais de 90 países na busca por soluções para a desigualdade social, uma taxa progressiva sobre fortunas começando em 2% para os que têm mais de US$ 5 milhões e chegando a 5% para os bilionários poderia levantar US$ 2,52 trilhões, suficiente para tirar 2,3 bilhões de pessoas da pobreza e garantir saúde e proteção social a vulneráveis em países pobres.

O cenário, que já era complexo, foi diretamente impactado pela pandemia. Instituições incluindo o FMI, o Banco Mundial, o Credit Suisse e o Fórum Econômico Mundial estimaram que a crise de saúde desencadeou um aumento na desigualdade nos países em todo o mundo.

E ainda, segundo o mesmo relatório da Oxfam, um novo bilionário surge a cada 26 horas desde o início da pandemia. Desde então, os dez homens mais ricos do mundo dobraram suas fortunas, enquanto mais de 16 milhões de pessoas caíram na pobreza.

Neste panorama, se perguntássemos o nome de alguns bilionários, é possível que aparecem nomes como Jeff Bezos (fundador da Amazon), Bill Gates (da Microsoft), Mark Zuckerberg (do Facebook) ou até, para quem é mais iniciado no mercado financeiro, o investidor Warren Buffett. O que todos esses nomes têm em comum? São de americanos.

Acontece que os Estados Unidos não são o lar do maior número de bilionários no mundo. Consegue imaginar qual país seria este?

Não precisa imaginar: temos a resposta no nosso GRÁFICO DA SEMANA. Spoiler: não é o Brasil, mas estamos na lista dos 20 países com mais bilionários.

 

_______________________________________________________________________________

Este gráfico faz parte da newsletter IMpulso, enviada todas as quintas-feiras, pela manhã. Inscreva-se grátis para receber o conteúdo.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe