Em minhas-financas

Mesmo em casa, férias podem acabar com seu orçamento. Economize!

Contas de luz, água e telefone tendem a ficar mais altas no período. Evite o desperdício e aproveite de forma econômica

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - O orçamento estava curto e não foi possível viajar nas férias? Cuidado, ficar em casa pode ser sinônimo de gastos extras e, para que isso não aconteça, é preciso estabelecer algumas regras para todos os membros da família. Afinal, só assim será possível planejar o passeio da próxima temporada!

Contas de luz, água e telefone tendem a ficar mais altas no período, já que crianças e adolescentes em casa em período integral são sinônimos de TV, computador e videogame ligados por mais tempo, além de banhos quentes e demorados e horas no telefone para colocar as conversas em dia com os amigos.

Confira algumas dicas para não estourar seu orçamento no período:

Luz, água e telefone
Nas férias, a conta de luz tende a subir com um maior número de pessoas passando mais tempo em casa. Além de não deixar as luzes acesas sem necessidades, de acordo com o Conpet, Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, do Ministério das Minas e Energia, outras dicas são importantes para não gastar além do planejado:

  • Não deixe a televisão ligada sem necessidade. Lembre-se de que parede não gosta de assistir TV;

  • Se gosta de dormir assistindo TV, programe-a para desligar;

  • Não abra a geladeira para ficar pensando! Sempre que abrir, feche logo;

  • Não abra e feche a porta da geladeira o tempo inteiro. Coloque ou pegue os alimentos de uma vez;

  • Se você gosta de passar horas no computador, não deixe de desligá-lo quando sair. Se você for voltar, pelo menos desligue o monitor.
Para economizar água, o Conpet também relembra dicas básicas, como evitar banhos demorados e, no inverno, muito quentes. Além disso, feche bem as torneiras. Para que deixar a água pingando?

Com relação ao telefone, principalmente para aqueles com adolescentes em casa, é necessário cuidado. Se seus filhos são daqueles que gostam de um bom papo, ou então ficam horas navegando na internet, fique atento aos horários das chamadas. Em geral, o horário reduzido compreende o período de meia-noite às 6 horas, de segunda a sexta-feira; da meia-noite às 6 horas e das 14 horas às 24 horas, aos sábados; e o dia todo, aos domingos e feriados nacionais.

Além disso, controle as ligações para celular e, se você não tem internet banda larga, estipule horários para o uso. Dessa forma, ficará mais fácil controlar as despesas.

Saindo de casa
E como ninguém é de ferro, e férias estão diretamente ligadas ao lazer e à diversão, mesmo sem viajar, é necessário curtir um pouco o tempo de descanso. Confira algumas dicas para aproveitar o período sem gastar muito:

  • Aproveite as sessões de meio de semana no cinema e, caso tenha direito, utilize dos benefícios da meia-entrada;

  • Coma antes de sair de casa;

  • Alugue DVDs e convide os amigos para assistir com você. Vocês podem dividir o valor da locação e ainda gastar bem pouco com as guloseimas;

  • Programe passeios gratuitos, como parques públicos;

  • Para os mais consumistas, evite idas freqüentes a shoppings e centros comerciais.
Planejamento
E, para não ficar em casa, de novo, nas próximas férias, que tal começar a planejar, desde já, a viagem dos seus sonhos? Pesquise, planeje e poupe. Dessa forma, ficará mais fácil atingir seu objetivo!

 

Contato