10 hábitos diários que vão ajudar você a ficar rico

A qualidade da sua vida financeira depende das decisões diárias que você toma, e que a longo prazo farão diferença

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – É importante pensar no que você está fazendo a fim de aumentar sua renda e aos poucos construir sua riqueza. E para atingir esse objetivo é preciso desenvolver alguns hábitos novos. A qualidade da sua vida financeira depende das decisões diárias que você toma, e que a longo prazo farão diferença.

Pensando nisso, a consultora financeira Elyssa Kirkham elencou uma lista de hábitos que podem ajudar você a construir sua riqueza no dia a dia. Confira quais são:

1. Gaste menos do que você ganha

Esse hábito parece óbvio, mas na prática é mais difícil do que parece. É claro que você nunca vai conseguir uma vida financeiramente estável se tiver mais despesas do que seu salário pode comportar. Você pode administrar esse quesito de duas formas simples: focar em aumentar sua renda ou controlar seus gastos e adequá-los à sua realidade financeira. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Faça um pagamento a si mesmo

Para construir riqueza e manter uma vida financeira estável é essencial que você guarde uma quantia por mês. O problema é que se você deixar esse hábito para o fim do mês, há grandes chances de você guardar menos que o pretendido ou nem guardar. Por isso, assim que receber seu salário guarde uma parte, uma espécie de pagamento para si mesmo. Esse dinheiro pode ser usado no futuro para investir ou pode funcionar como um fundo de emergência.

3. Mantenha uma reserva de emergência

Ter um dinheiro guardado para caso algum gasto inesperado apareça, é essencial. Sem contar que essa quantia pode ajudar você a manter seus objetivos financeiros mesmo que algum imprevisto aconteça e assim fica mais fácil se manter no caminho da riqueza.

4. Defina finalidades para o dinheiro

Para saber quais hábitos diários você deve priorizar e direcionar seus esforços, você tem que saber o que quer fazer com o dinheiro. Faça uma revisão das suas finanças. Concentre-se nas suas maiores despesas, como dívidas de cartão de crédito, cheque especial ou outras dívidas de juros altos. Além disso, reflita sobre como você quer suas que suas finanças estejam no futuro.

Continua depois da publicidade

5. Revise seus progressos regularmente

Separe um tempo durante a semana para verificar como está seu progresso em relação aos seus objetivos. É importante acompanhar se algum imprevisto aconteceu ou se tudo correu como o planejado. Estar ciente do seu planejamento é crucial para manter sua vida financeira saudável e na direção do acúmulo de riqueza.

6. Tenha uma quantidade de dinheiro e cartões que você realmente precise

Se você andar com a carteira cheia de dinheiro ou com uma variedade de cartões de débito e crédito a tendência é que você gaste mais. Assim, leve consigo o que é realmente necessário: um cartão, dinheiro suficiente para comer ou pagar um táxi e um documento. Você não pode gastar o dinheiro que não está com você, então deixe em casa cartões extras e dinheiro para resistir as tentações que possam aparecer durante o dia.

7. Pague suas contas em dia

Pagar suas contas nos dias certos não só elimina gastos como as taxas extras, mas também é uma chave para a satisfação financeira. Se fazer pagamentos nas datas necessárias é muito difícil para você, é necessário fazer uma organização das contas. Anote o dia de vencimento de cada dívida e sistematize o seu salário para conseguir pagá-las.

Continua depois da publicidade

8. Evite novas dívidas

Não faça mais dívidas principalmente se você já estiver endividado. O cartão de crédito é um grande vilão, evite mais dívidas com juros altos. Adquira novos hábitos de controle do seu dinheiro para não acumular mais débitos.

Tente deixar seu cartão de crédito em casa ou cancelá-lo por completo. Se optar por usá-lo acompanhe os gastos e não ultrapasse seu limite. Se você está considerando se endividar, certifique-se que é porque a dívida irá ajudá-lo a trabalhar com metas importantes, como comprar uma casa ou obter um diploma.

9. Invista em você mesmo

O melhor lugar para você investir é em você mesmo. De hábitos simples como comer bem e dormir o suficiente até se formar na faculdade e mudar de carreira, você deve adotar a mentalidade de atingir metas de crescimento pessoal que vão gerar benefícios para você a longo prazo.

Publicidade

10. Invista seu dinheiro

Além de procurar maneiras de aumentar sua renda, você deve também investir uma quantia do seu salário. Procure corretoras ou shoppings financeiros e entenda qual a melhor opção de aplicação para o seu perfil, baseado no valor que você tem disponível e por quanto tempo pode deixar investido. 

Fique rico invistindo o seu dinheiro. Abra uma conta GRATUITA na XP!

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.