Publicidade
SÃO PAULO – Julho é sinônimo de férias escolares. O período, por sua vez, traz um outro detalhe: a rematrícula em escolas e faculdades com período letivo semestral. Em instituições privadas, alunos que estiverem com as mensalidades atrasadas correm o risco de não voltar a estudar, caso não regularizem sua situação com o financeiro.
Dessa forma, o ideal é procurar a administração da entidade para tentar um acordo. É importante saber quantos meses não foram pagos, quais os juros sobre as parcelas vencidas e, também, qual a disponibilidade de pagamento no acerto de contas, levando em consideração que, no semestre seguinte, as demais mensalidades vencerão normalmente.
Procure o financeiro
O ideal é que as negociações sejam feitas já em julho, uma vez que o pagamento referente a este mês, normalmente, faz com que a matrícula seja automaticamente renovada.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Portanto, procure o financeiro da escola ou universidade para explicar a situação e tentar a melhor forma de pagamento. Explique o quanto pode pagar de mensalidade, levando em conta os demais vencimentos previstos no orçamento.
Atenção ao contrato
Caso a negociação seja firmada, o próximo passo é ter atenção ao contrato. A regularização da situação pode ser feita de várias maneiras: via boleto bancário, cartão de crédito ou de débito, notas promissórias e cheques.
Neste último, caso haja parcelamento por meio de folhas pré-datadas, é importante que esteja expresso, no contrato, a data de depósito de cada uma, detalhando qual o número respectivo. Cheques são considerados pagamento à vista. Por isso, muito cuidado.
Continua depois da publicidade
Leia todo o documento antes de assinar. Preste atenção se existe alguma cláusula abusiva ou se o acordo o deixou em desvantagem. Caso esteja com dúvida, peça que algum advogado de confiança analise o documento. Se as condições estiverem corretas, peça uma cópia do material para você.
Por fim, cuidado para não descontrolar as finanças novamente e acumular dívidas e mais dívidas!