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SÃO PAULO – A maior parte das compras a prazo realizadas no Brasil são parceladas em até 12 vezes. Segundo revela pesquisa da TSB&B feita a pedido da MasterCard, o parcelamento é utilizado por possibilitar a divisão da compra em maior número de vezes, resultando em prestações que cabem no bolso e maior limite de crédito.
De acordo com o estudo, 84% das compras realizadas com crediário são em até 12 parcelas, sendo que o valor médio das aquisições fica entre R$ 50 e R$ 200.
Além disso, o levantamento aponta que quanto mais alta a classe social, maior o número de produtos bancários utilizados. “No total, 75% dos usuários de crediário possuem conta em banco e 63% possuem cartão de crédito. No segmento de menor renda – classes C2, D e E -, 23% dos representantes afirmaram não possuir nenhum produto bancário”, explica o vice-presidente para Produtos de Mass Market da MasterCard Brasil e Cone Sul, Erick Luiz.
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Produtos e locais de compra
Ainda conforme a pesquisa, os eletrodomésticos e eletroeletrônicos são as categorias mais adquiridas via crediário. Em seguida, estão móveis, objetos de decoração, roupas, sapatos e bolsas.
No que diz respeito aos locais de compra, são nas lojas de departamento que este tipo de aquisição é utilizado com mais frequência, sendo a Casas Bahia a cadeia de lojas de maior destaque, independentemente da classe social.
Para compor o estudo, foram realizadas 1.600 entrevistas, com pessoas de todas as classes sociais, maiores de 20 anos e de ambos sexos, residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Ribeirão Preto.