Publicidade
SÃO PAULO – Dados mostram a grande disposição dos brasileiros em usar o crédito para antecipar compras e satisfazer desejos, especialmente com a facilidade na obtenção de crédito vista nos últimos anos.
Entretanto, neste momento de crise, especialistas alertam: é preciso um bom controle orçamentário para consumir de forma consciente e responsável, evitando assim o endividamento.
Uma das ferramentas que pode ajudar o consumidor neste sentido é uma planilha orçamentária, mas preste bem atenção ao construir a sua, pois ela não se reduz a uma lista de compras.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
“O brasileiro não sabe fazer controle orçamentário. Muitos acreditam que basta fazer uma lista de compras e ir ao supermercado e não é só isso. É preciso ter uma planilha para anotar tudo que vai entrar naquele mês e tudo que deve ser pago, além dos gastos imprevistos. É preciso investir em educação financeira”, disse, durante o CCMCC (Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e Meios de Pagamento), realizado em São Paulo, o consultor da Data Popular Consultoria, Haroldo Torres.
Outras medidas
Além do orçamento doméstico, resistir às compras por impulso e pensar no comprometimento da sua renda antes de adquirir algo também são medidas importantes.
“Ceder aos apelos da mídia e tomar recursos sem um planejamento estruturado podem levar o consumidor ao endividamento, inadimplência e, consequentemente, à baixa autoestima, influenciando até outros setores da vida”, disse, o executivo do banco Itaú, Ricardo Terenzi Neuenschwander.
Continua depois da publicidade
O gerente-geral da Unidade de Negócio de Pessoa Física da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Paulo Capoletti, concorda e acrescenta: “o descontrole orçamentário é, depois do desemprego, o motivo que mais leva os consumidores a ficarem inadimplentes. Por isso, é preciso muita disciplina, sempre observar as taxas de juros envolvidas, seja em uma compra ou mesmo, se necessário, na tomada de um empréstimo, que, aliás, também precisa ser muito bem pensado e planejado.”