Melhora da pandemia

Itália desobriga uso de máscaras ao ar livre

Regra foi oficialmente revogada nesta segunda-feira

(ANSA) – A partir desta segunda-feira (28), os habitantes da Itália não precisam mais usar máscaras ao ar livre em situações em que não houver risco de aglomerações.

A restrição foi oficialmente revogada pelo governo italiano, embora a administração da região da Campânia, no sul do país, tenha decidido manter a obrigatoriedade do uso de máscaras a céu aberto.

A gestão do premiê Mario Draghi vinha sendo pressionada a derrubar a restrição havia algumas semanas, em função da melhora dos números da pandemia de Covid-19 e do avanço da campanha de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados apenas 782 casos e 14 óbitos no último domingo (27), e 17,8 milhões de pessoas, o equivalente a 30% da população nacional, já estão totalmente imunizadas contra o novo coronavírus.

No entanto, apesar do relaxamento, o ministro da Saúde, Roberto Speranza, lembrou que as máscaras continuam sendo um “elemento fundamental” para combater a pandemia. “As máscaras são essenciais para enfrentar a Covid”, disse.

Leia também:
Suíça reabre fronteira para brasileiros vacinados e dispensa quarentena

Já o senador de extrema direita Matteo Salvini, que liderou a pressão pelo fim da obrigatoriedade, afirmou que tirou a máscara do rosto um minuto depois da meia-noite. “À meia-noite e um minuto, estava andando de bicicleta em Milão com amigos, e paramos porque esse é um belo passo à frente, do ponto de vista social, moral, do trabalho”, declarou.

Por sua vez, o polêmico governador da Campânia, Vincenzo De Luca, de centro-esquerda, criticou o relaxamento no uso de máscaras. “‘Tiramos a máscara’, ouço dizer. Imbecil, tirou um elemento de proteção para você, seus filhos e seus familiares”, disse.

A região é a terceira mais populosa da Itália e vai manter a obrigatoriedade do uso de máscaras a céu aberto ao menos até 31 de julho. No entanto, andando pelas ruas da capital regional Nápoles, não é difícil encontrar cidadãos sem o dispositivo no rosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Estado decidiu que é possível tirar as máscaras a céu aberto se houver distanciamento, mas a Campânia não faz parte da Itália?”, questionou uma napolitana.

Como calcular créditos e empréstimos?
Baixe de graça uma planilha para simular o valor das prestações, o custo dos juros, as linhas mais atrativas e as instituições com as menores taxas:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.