Pressão de servidores

IR 2022: Operação-padrão dos auditores da Receita afetou cronograma de envio das declarações

Prazo de envio das declarações pelos contribuintes ia do começo de março até o fim de abril, mas neste ano, vai começar apenas em 7 de março

Por  Estadão Conteúdo -

A operação-padrão de auditores da Receita Federal afetou o cronograma de formulação dos programas necessários à declaração do Imposto de Renda em 2022.

O impacto na temporada 2022 do IR foi divulgado nesta quinta-feira (24) em coletiva de imprensa para apresentação das mudanças da declaração.

A Receita Federal disse que a disponibilização do programa gerador das declarações atrasou em pelo menos uma semana. Normalmente, o prazo para o envio das declarações pelos contribuintes vai do começo de março até o fim de abril, mas neste ano, vai começar somente no dia 7 de março.

“O novo programa trouxe muito investimento e evolução tecnológica, e todo esse trabalho é intensivo em análise e conferência, e isso leva um tempo. Há também um movimento reivindicatório e isso afetou o cronograma, por isso não foi possível lançar no dia usual”, reconheceu Frederico Igor Leite Faber, subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal.

A categoria exige a regulamentação do bônus de eficiência aprovado ainda em 2017. O movimento, iniciado em dezembro do ano passado, também busca a reversão do corte de R$ 1,2 bilhão no orçamento do Fisco para este ano e pede a realização de novos concursos públicos para a Receita.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe