Efeitos da pandemia

IR 2021: Como fica a declaração de quem teve contrato de trabalho suspenso ou reduzido?

Parte dos rendimentos dos contribuintes que passaram por essa situação é tributável e outra parcela é isenta. Entenda como fazer

SÃO PAULO – Algumas situações especiais ocorridas em 2020, como resultado da pandemia de coronavírus, estão gerando uma série de dúvidas agora que é hora de fazer a declaração do Imposto de Renda. A necessidade prestar contas ao fisco sobre o auxílio emergencial é um exemplo.

Mas não é o único. Quem teve o contrato de trabalho reduzido ou suspenso no ano passado também precisa prestar atenção aos detalhes ao preencher o programa da Receita Federal.

Muitas empresas que passavam por dificuldades financeiras em função da crise aderiram ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, uma das ações do governo federal para o enfrentamento da crise.

A medida provisória 936, que estabeleceu o programa, permitiu que os empregadores reduzissem a jornada dos seus funcionários e, proporcionalmente, também os seus salários. Foi liberada ainda a suspensão temporária dos contratos de trabalho.

O governo assumiu uma parte da remuneração de quem entrou em uma dessas duas situações. Durante o período de redução ou suspensão do contrato, o trabalhador passou a ser remunerado mensalmente com o benefício emergencial. Pago entre abril e dezembro de 2020, era limitado ao teto do seguro desemprego.

Além disso, o Programa também definiu que as empresas poderiam, voluntariamente, complementar a remuneração dos funcionários oferecendo a chamada ajuda compensatória.

Um é isento, o outro, não

Especialistas ouvidos pelo InfoMoney explicam que essas duas rendas – benefício emergencial e ajuda compensatória – têm naturezas tributárias distintas, e por isso são declaradas de forma diferente no Imposto de Renda.

“O benefício emergencial, que foi pago pelo governo, é um rendimento tributável”, explica Valdir Amorim, coordenador editorial da IOB. Segundo a Receita Federal, não há isenção por falta de previsão legal. Por isso, os valores recebidos precisam ser declarados pelo contribuinte na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular”.

Leia também:

PUBLICIDADE

Já a ajuda compensatória tem uma situação diferente. “O valor complementar pago pelas empresas teve caráter indenizatório e, como previsto na lei, é isento de Imposto de Renda”, diz Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Contabilidade.

Assim, quem tiver recebido ajuda compensatória durante o ano passado deve declarar os valores na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” do programa do Imposto de Renda.

Onde encontrar as informações para declarar?

Domingos explica que os valores relativos à ajuda compensatória serão incluídos no Informe de Rendimentos que as empresas precisam entregar aos seus funcionários. No documento, o contribuinte encontrará os dados sobre os salários que recebeu durante o período em que trabalhou normalmente no campo dos rendimentos tributáveis.

Em um campo separado, de rendimentos não tributáveis, estará a ajuda compensatória. Então, bastará copiar os dados no programa da Receita Federal.

Sobre o benefício emergencial, pago pelo governo, ainda há dúvidas. Não se sabe, por exemplo, quem fornecerá o Informe de Rendimentos com os valores exatos a serem declarados. A Receita Federal confirmou ao InfoMoney que não há, por enquanto, uma definição a respeito do assunto.

Na visão dos especialistas, é provável que a Caixa Econômica Federal – que operacionalizou o pagamento do benefício – assuma a tarefa. E nesse caso, o CNPJ da instituição é o que deveria ser incluído na declaração. “Ainda precisamos aguardar novas instruções”, diz Domingos.

Como declarar investimentos no IR?
Baixe de graça um ebook que explica como declarar seus investimentos (e quais são isentos) no Imposto de Renda:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.