Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda: Receita alerta para golpe do falso app; veja como se proteger

Criminosos têm induzido usuários a baixar e instalar apps falsos para fazer a declaração do IR

Equipe InfoMoney

(Getty Images/ Montagem IM com reprodução site Governo Federal)

Publicidade

A temporada de declaração do Imposto de Renda de 2024 começou em 15 de março. Neste curto intervalo de tempo, a Receita Federal precisou emitir um alerta para proteger o contribuinte de um golpe relacionado ao IR.

O alerta consta em comunicado após o “Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov)” identificar o problema.

Segundo o Fisco, campanhas maliciosas têm buscado induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis. Com as informações nestas plataformas falsas, os golpistas conseguem informações privilegiadas dos contribuintes.

Continua depois da publicidade

Como se proteger?

“Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração”, reforça o Fisco.

O aplicativo está disponível para Android e IOS. Já o site oficial pode ser encontrado clicando aqui e acessando o portal de serviços com a conta gov.br.

A expectativa da Receita Federal é receber aproximadamente 43 milhões de declarações até o dia 31 de maio. Até às 17h30 desta segunda (18), 2,98 milhões de contribuintes já tinham enviado suas declarações.

Continua depois da publicidade

Quem não apresentar ou entregar a declaração fora do prazo vai pagar multa de no mínimo R$ 165,74, mesmo que não tenha imposto a pagar. O valor máximo é o equivalente a 20% sobre o IR devido.