Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda: Receita alerta para golpe do falso app; veja como se proteger

Criminosos têm induzido usuários a baixar e instalar apps falsos para fazer a declaração do IR

Equipe InfoMoney

(Getty Images/ Montagem IM com reprodução site Governo Federal)

Publicidade

A temporada de declaração do Imposto de Renda de 2024 começou em 15 de março. Neste curto intervalo de tempo, a Receita Federal precisou emitir um alerta para proteger o contribuinte de um golpe relacionado ao IR.

O alerta consta em comunicado após o “Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov)” identificar o problema.

Segundo o Fisco, campanhas maliciosas têm buscado induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis. Com as informações nestas plataformas falsas, os golpistas conseguem informações privilegiadas dos contribuintes.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como se proteger?

“Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração”, reforça o Fisco.

O aplicativo está disponível para Android e IOS. Já o site oficial pode ser encontrado clicando aqui e acessando o portal de serviços com a conta gov.br.

A expectativa da Receita Federal é receber aproximadamente 43 milhões de declarações até o dia 31 de maio. Até às 17h30 desta segunda (18), 2,98 milhões de contribuintes já tinham enviado suas declarações.

Continua depois da publicidade

Quem não apresentar ou entregar a declaração fora do prazo vai pagar multa de no mínimo R$ 165,74, mesmo que não tenha imposto a pagar. O valor máximo é o equivalente a 20% sobre o IR devido.