Publicidade
A Receita Federal anunciou, nesta quarta-feira (12), que o programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2025 (ano-base 2024) estará disponível ao contribuinte a partir desta quinta-feira (13). Mas a data do início de envio do documento só começa no dia 17 de março.
O aplicativo também poderá ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, por meio das lojas de aplicativo de cada sistema. A declaração pré-preenchida, no entanto, só estará disponível a partir do dia 1º de abril, quando estará disponível aplicação do Meu Imposto de Renda.

Imposto de Renda 2025: veja quando começa a declaração e o prazo para envio
Em 2024, a data de início foi no dia 15 de março, que neste ano cai em um sábado ; Receita Federal divulga regras, datas e outros detalhes nesta quarta-feira, com transmissão pelo InfoMoney

Receita espera recorde de 26,3 milhões de declarações pré-preenchidas do IR em 2025
Estimativa é que 57% das declarações sejam feitas pela modalidade automatizada
Segundo o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2025, a expectativa é alcançar 26,3 milhões de declarações pré-preenchidas, o equivalente a 57% do total. Ele afirma ainda que 84% dos declarantes já possuem contam Gov.br com nível ouro ou prata. Fonseca admite que o melhor era lançar tudo junto, “mas infelizmente não foi possível por questões técnicas”.

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O procedimento também poderá ser realizado diretamente por meio de computador na página oficial da Receita Federal. O órgão admite que a solução exclusiva para computador deve ser descontinuada nos próximos anos, priorizando a pré-preenchida.
Imposto de Renda 2025: baixe o guia gratuito do InfoMoney que reúne tudo que você precisa para declarar os seus investimentos, sem cair nas garras do leão.
Facilidade
A declaração pré-preenchida facilita a vida do contribuinte porque já possui diversos campos já preenchidos. Entre as informações disponibilizadas estão: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos. O modelo é mais ágil, mas é importante verificar todas as informações antes do envio para evitar erros, de acordo com Fonseca.
Continua depois da publicidade
É possível também preencher as informações da declaração no formato online, sem ter que fazer o download do programa.
Quando a temporada começa?
Conforme declaração da Receita Federal, o prazo de envio da Declaração de Imposto de Renda começará no dia 17 de março e vai até 30 de maio deste ano.