Barrados na padoca

França endurece regras na pandemia e barra entrada de não vacinados em cafés e restaurantes

Lei, em vigor desde esta segunda (24), proíbe a entrada de não imunizados em estabelecimentos com público, o que inclui até eventos esportivos

Por  Equipe InfoMoney -

Pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19 não podem mais entrar em bares, restaurantes e arenas esportivas na França a menos que tenham se recuperado recentemente da doença – e possam provar isso. A nova regra se aplica a quem tem mais de 16 anos.

A regra entrou em vigor nesta segunda-feira (24) e faz parte da estratégia do presidente Emmanuel Macron para combater a aceleração da pandemia, que levou o país a registrar recordes diários de casos da doença causada pelo coronavírus.

Desde o ano passado, a França passou a exigir um passaporte de vacinação para entrada em diversos locais, mas críticos da nova legislação questionaram se o passaporte fará tanta diferença em um país com mais de 91% da população adulta vacinada.

O novo documento substitui o passe sanitário que mostrava prova de vacinação, um teste negativo recente ou uma infecção anterior por Covid-19. Agora, também será necessário fornecer um documento de identidade junto com o passaporte para evitar o uso de certificados falsos ou de terceiros.

Protestos contra a vacina

Em proporções maiores, protestos contra a exigência da vacina tomaram as ruas de Bruxelas, capital da Bélgica; de Barcelona, na Espanha; e de Washington, nos Estados Unidos, neste último domingo (23).

Na capital belga, a polícia precisou disparar canhões de água e gás lacrimogêneo contra os cerca de 50 mil manifestantes, de acordo com os organizadores do ato.

No centro de Barcelona, os cerca de 1.100 manifestantes usaram faixas com os dizeres “Não é uma pandemia, é uma ditadura”.

Em Washington, os organizadores estimam que cerca de 20 mil pessoas compareceram a um ato que foi marcado por cartazes como “Trump venceu” e “As vacinas são armas biológicas de matança em massa”.

Com informações da Reuters

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe