Férias: consumidor pode ter dinheiro de volta, se serviço for diferente do contratado

Segundo o CDC, o consumidor pode exigir o cumprimento do combinado ou ainda aceitar outro produto ou serviço semelhante

Publicidade

SÃO PAULO – Em tempos de internet é muito comum que o turista pesquise e efetue reservas por meio da rede. Entretanto, a facilidade também pode proporcionar surpresas desagradáveis, como encontrar um local muito diferente do descrito na página virtual. Nestes casos, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o cliente tem o direito de receber o dinheiro pago de volta.

O artigo 31 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) garante que “a oferta e a apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço (…) entre outros dados”, explica o instituto na edição de julho de sua revista.

Portanto, ao se deparar com o descumprimento de tal artigo, independentemente se a reserva foi feita pessoalmente, por telefone ou pela internet, o consumidor pode exigir o cumprimento das condições combinadas, aceitar outro produto ou serviço, desde que estejam de acordo com o que foi solicitado, ou cancelar a reserva com direito a restituição monetária, sem perdas e danos.

Não perca a oportunidade!

Responsabilidade Solidária
No caso de pacotes turísticos adquiridos por meio de agências de viagens, tanto o hotel quanto a agência são responsáveis pelos serviços oferecidos, o que é chamado de responsabilidade solidária.

Nesta situação, o consumidor pode exigir seus direitos do hotel, da agência de viagens ou dos dois ao mesmo tempo, independentemente de quem tenha tido culpa pelo problema.

Cancelamento
Reservas feitas em hotéis ou pousadas podem ser canceladas a qualquer tempo. Contudo, se o cancelamento for feito fora do prazo estipulado em contrato, poderá haver incidência de multa.

Continua depois da publicidade

Para o Idec, a multa só pode ser aplicada, caso o consumidor tenha sido avisado da possibilidade anteriormente, e ela não pode ultrapassar 10% do que seria pago pela permanência no local.

Cuidados
A seguir listamos algumas das recomendações feitas pela Fundação Procon-SP, que buscam garantir a tranqüilidade das suas férias.