Pandemia pelo mundo

Dinamarca suspende campanha de vacinação em massa contra Covid

Governo diz que pandemia está sob controle no país, que tem 83% da população imunizada e 6,2 mil mortes desde o início da pandemia

Por  ANSA Brasil -

O governo da Dinamarca anunciou a suspensão de sua campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 a partir do dia 15, que deve ser retomada no outono do hemisfério norte.

Segundo comunicado da autoridade dinamarquesa de saúde, a partir de 15 de maio as pessoas não serão mais convidadas a se imunizar contra o novo coronavírus. Apesar da nova determinação, aqueles que já iniciaram o ciclo vacinal poderão concluir o esquema de doses.

Leia também:

“A primavera chegou, a cobertura vacinal na população dinamarquesa é alta e a epidemia se reverteu. Portanto, o Conselho Nacional de Saúde está agora encerrando os esforços de vacinação em massa contra a Covid-19 para esta temporada”, diz o comunicado divulgado na semana passada.

Com 5,8 milhões de habitantes, a Dinamarca tem 83% de sua população com o primeiro ciclo de vacinação concluído (cerca de 4,8 milhões de pessoas). Além disso, mais de 3,6 milhões tomaram a dose de reforço.

Desde o início da pandemia, o país registrou 3,2 milhões de casos e 6.232 mortes pela doença.

Retomada da campanha no outono

“Temos um bom controle da epidemia, que parece estar diminuindo. As taxas de internação estão estáveis, e também esperamos que caiam em breve”, afirmou Bolette Soborg, diretora do Conselho Nacional de Saúde.

Segundo Soborg, quem quiser se vacinar durante a primavera e o verão no hemisfério norte terá acesso a imunizantes, apesar da interrupção da campanha (que deve ser retomada no outono).

“Isso ocorre porque o vírus que causa a Covid-19 é instável e pode sofrer mutações, assim como vimos com a variante Ômicron. Ao mesmo tempo, esperamos ver um aumento nos casos à medida que avançamos do outono para o inverno”, diz o comunicado.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe