Publicidade
SÃO PAULO – O descontrole financeiro é a principal causa apontada pelos brasileiros para explicar a inadimplência.
Segundo dados de uma pesquisa da TeleCheque, divulgada nesta quinta-feira (28), o item foi indicado por 64,22% das pessoas que possuíam contas pagas com cheques com mais de 15 dias de atraso.
O número é 57,61 pontos percentuais maior do que o registrado pela segunda causa mais citada, “emprestar o nome”, que recebeu 6,61% das indicações, como é possível verificar na tabela abaixo:
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
| Motivo da Inadimplência | |
|---|---|
| Motivo | Total (%) |
| Emprestar o nome | 6,61 |
| Acidente/ Doença | 2,10 |
| Atraso salarial | 1,65 |
| Conta encerrada | 0,33 |
| Depósito antes do prazo | 1,58 |
| Descontrole financeiro | 64,22 |
| Desemprego | 2,98 |
| Erro do banco | 3,34 |
| Roubo/ perda | 1,19 |
| Sem renda fixa | 0,98 |
| Viagem | 0,38 |
| Fonte: Serasa Experiam | |
Descontrole é recorrente
Observando os dados da TeleCheque é possível concluir que o descontrole financeiro é recorrente e crescente entre os consumidores nacionais.
Em 2008, ele também foi apontado como o principal motivo da inadimplência, com 61,28% das indicações. O mesmo ocorreu nos anos de 2007 e 2006, quando o item foi citado por 55% e 42% dos entrevistados, respectivamente.
No geral, em 2009, a inadimplência ficou em 2,63%, resultado 27,9% inferior ao apurado uma ano antes, 3,65%.