Monopoly lança edição “Millennials”: jogadores não economizam nem compram imóveis

Jogo ofendeu alguns internautas, mas também foi entendido como um retrato de como a geração enxerga e lida com dinheiro

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Diversas versões do clássico jogo de tabuleiro Monopoly já foram lançadas, entre elas da saga Star Wars, de Game of Thrones, Super Mario e The Simpsons. A mais recente delas, a “Monopoly para Millennials”, chegou às redes sociais nesta segunda-feira (12) e tanto agradou quanto ofendeu alguns internautas.

Em sua descrição, o jogo diz: “Dinheiro nem sempre compra tempo, mas experiências. Sejam elas boas ou estranhas, duram para sempre. O Monopoly for Millennials celebra justamente isso: ao invés de acumular o máximo de dinheiro possível, os jogadores são desafiados a acumular o máximo de ‘experiências’ para ganhar”. Entre as tais experiências estão, por exemplo, um retiro de meditação de uma semana e refeições em bistrôs.

Ele não estimula que o jogador guarde dinheiro, já que ele, nas palavras do jogo, “não paga aluguel” e não tem despesas.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A dinâmica do jogo não foge disso: os jogadores não “compram” ou possuem nenhum ativo, diferente da proposta original do Monopoly em que o vencedor é aquele que mais compra imóveis e outros bens ao longo da partida. A caixa do jogo, aliás, traz uma explicação provocativa do porque isso não acontece no jogo pra millennials: “esqueça o mercado imobiliário. Você não pode pagar por ele de qualquer forma”.

Ele foi entendido por muitos jovens como uma provocação à geração, que já recebeu o apelido de “geração mimimi” e outros igualmente provocativos, mas mostrou ser, para outros internautas, um retrato de como esses jovens enxergam e lidam com o dinheiro.

Inúmeros estudos e pesquisas realizados já confirmaram que a percepção dos jovens sobre dinheiro é diferente das gerações anteriores. Um deles, da empresa norte-americana GfK, apontou que 1 em cada 3 millennials considera a poupança a melhor opção para investir seu dinheiro; das gerações anteriores, essa modalidade de investimento era a menos mencionada.

Continua depois da publicidade

Fuja da poupança, o PIOR investimento do mercado. Abra sua conta na XP Investimentos gratuitamente. 

Outro exemplo é apontado pelo pesquisador norte-americano Douglas Nobeparth, autor do “Millennial Money Fix”: os jovens não possuem objetivos ou direção e, por conta disso, não poupam ou têm controle de sua vida financeira. Um dos grandes problemas, inclusive, é o descontrole de gastos.

No Twitter, usuários publicaram imagens comprando o jogo, à venda somente no Walmart e na Amazon dos Estados Unidos.