EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em onde-investir / acoes

Millennials estão cometendo um erro de investimento que sairá caro

Quase 1 em cada 3 millennials disse que os chamados ‘cash instruments’ como cadernetas de poupança e certificados de depósito, são a melhor opção para investir o dinheiro que eles não precisarão usar nos próximos 10 anos

millennials geração Y jovem contas finanças pessoais
(Shutterstock)

(Bloomberg) -- Os millennials acham que o dinheiro é o melhor investimento a longo prazo. Não é nenhuma surpresa que eles não estejam vendo bons retornos.

Quase 1 em cada 3 millennials disse que os chamados ‘cash instruments’ como cadernetas de poupança e certificados de depósito, são a melhor opção para investir o dinheiro que eles não precisarão usar nos próximos 10 anos. Isso se compara a apenas 21 por cento das gerações mais velhas - cuja maioria prefere o mercado de ações -, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

O estudo foi realizado para o Bankerate.com pela empresa de pesquisa de mercado GfK, que coletou dados neste mês de 1.000 americanos com 18 anos ou mais. A geração do milênio, de acordo com a definição deste estudo, inclui pessoas entre 18 e 37 anos de idade.

Quer dizer que os millennials estão tentando tirar proveito do aumento das taxas de juros para obter um retorno competitivo? Não é bem assim. Esta geração é a menos propensa a ganhar juros com suas economias. Mais de 1 em cada 5 millennials disse que está ganhando menos de 1 por cento de juros com suas economias, e cerca de 19 por cento dos millennials disseram que não estão ganhando nenhum tipo de juros, de acordo com o estudo. A geração do milênio também foi considerada o grupo demográfico com maior probabilidade de não saber quanto juro está ganhando com suas economias.

"A meta de inflação do Federal Reserve é de 2 por cento, então ganhar menos que a taxa de inflação é perder poder de compra", disse Greg McBride, chefe de análise financeira do Bankrate.com.

Quer investir com sabedoria e ter rentabilidade? Abra uma conta na XP.

Apenas 18 por cento de todos os adultos americanos estão ganhando mais de 1,5 por cento com suas economias, em um momento em que as economias nacionais e as contas do mercado monetário mais rentáveis estão gerando taxas de juros de mais de 2 por cento. A geração do baby boom tem a maior probabilidade de ganhar mais de 1,5 por cento com seu dinheiro.

"O dinheiro é completamente adequado para um fundo de emergência", disse McBride. "Mas, para economizar durante uma década ou mais, você pode arcar com um risco de curto prazo para poder compor as taxas mais altas de retorno que vêm com investimentos como o mercado de ações."

Por que os millennials hesitam tanto em investir em ações? A resposta é simples, de acordo com McBride. "Esta geração fugiu assustada do mercado de ações durante a crise financeira", disse ele.

Apesar dos ganhos recentes de emprego e da queda do desemprego nos EUA, a perspectiva financeira da geração do milênio é sombria. Esses jovens americanos estão sobrecarregados com dívidas estudantis, investiram pouco em poupanças e planos de aposentadoria e estão tendo dificuldade para encontrar casas a preços acessíveis.

"A geração do milênio precisa investir em ações, especialmente para a aposentadoria", disse McBride. "Cada mil dólares que se guarda hoje poderia valer US$ 15.000 no momento da aposentadoria. Mas isso não acontecerá se você estiver se escondendo em um investimento seguro."

Contato