Como saber se deu tudo certo com a declaração do Imposto de Renda? Entenda os status

Especialistas explicam os principais status da declaração e orientam o que fazer em cada caso

Janize Colaço

Publicidade

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2025 acabou nesta sexta-feira (30) e, para quem enviou a declaração, a dúvida que surge agora é se deu certo. Embora nem todos saibam, para ajudar nessa resposta, a Receita Federal adota diferentes status para indicar o andamento do documento, e nem tudo é sinal de malha fina.

O contribuinte pode consultar o status acessando o portal e-CAC, o sistema Meu Imposto de Renda ou o site da Receita Federal, usando sua conta Gov.br. Também é possível acompanhar pelo aplicativo, disponível para smartphones e tablets

Para quem já entregou a declaração e quer saber o que significa o status exibido, o InfoMoney ouviu especialistas para interpretar as mensagens deixadas pelo fisco durante o processamento. Veja nos tópicos a seguir.

Quanto você pode economizar no IR?

O que significa “Declaração em processamento”?

O primeiro estágio após o envio da declaração do Imposto de Renda é o “Em processamento”. Ele indica que a Receita Federal recebeu os dados, mas o processamento de tudo ainda não foi concluído. 

Por isso, trata-se de uma fase inicial e comum, na qual não há necessidade de ação imediata por parte do contribuinte.

Status “Processada” não é o fim da análise

Um dos status mais comuns é o “Processada”, mas ele pode enganar. Jean Paolo Simei e Silva, sócio do Fonseca Brasil Advogados, explica que esse status indica apenas que a declaração foi recebida e analisada pela Receita Federal.

Continua depois da publicidade

“Mas não equivale à homologação definitiva”, afirma Simei e Silva. Ele ressalta que a Receita pode revisar a documentação por até cinco anos, caso surjam inconsistências.

“Em fila de restituição”, o que esperar agora?

Após o processamento, se for constatado que o contribuinte tem direito à restituição, o status será “Em fila de restituição”. Isso significa que o valor a ser restituído já foi calculado, mas ainda não foi disponibilizado na conta bancária informada. 

Vale lembrar ainda que, para receber a restituição, o contribuinte não pode ter pendências de débitos com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

O que fazer se o status for “Em Análise”?

Já “Em Análise” é um daqueles que costumam gerar dúvidas entre os contribuintes. Segundo Felipe Medaglia, sócio de tributário do Souza Okawa Advogados, esse status geralmente indica que a declaração está passando por uma revisão mais detalhada. 

“Essa checagem não necessariamente indica que foi identificada alguma inconsistência ou erro na Declaração, mas sim que há algum tema que a Receita Federal optou por olhar em mais detalhes”, explica.

A recomendação é acompanhar o status de forma periódica pelo Portal e-CAC, pois ele pode evoluir para o processamento final ou resultar em uma notificação.

Continua depois da publicidade

“Com Pendências” indica problemas com a declaração

Se o status for “Com Pendências”, o contribuinte deve agir com atenção. Rubia Guimarães David, advogada Tributarista no Grupo Nimbus, explica que isso significa que houve retenção na malha fina por inconsistências, sendo que os motivos mais comuns que levam a essa situação incluem:

Segundo a especialista, o primeiro passo é acessar o e-CAC e identificar a pendência. “Depois, é preciso reunir a documentação que comprove os dados informados, avaliar a necessidade de retificação ou, se não houver erro, aguardar eventual intimação para apresentar os comprovantes”, afirma Rubia.

O que significa o status “Retificada”?

Este status indica que a declaração original foi substituída integralmente por uma nova versão enviada pelo contribuinte. A retificação é uma ferramenta importante para corrigir erros ou omissões na declaração original. 

Continua depois da publicidade

Após essa etapa, vale acompanhar o novo status para garantir que todas as informações foram processadas corretamente.

Quando a declaração aparece como “Cancelada”

Quando a declaração é cancelada, significa que ela foi anulada por solicitação do contribuinte ou por decisão da Receita Federal. Isso encerra todos os efeitos legais da declaração anterior.

Nesses casos, se ainda houver obrigação de declarar, o contribuinte deve enviar uma nova declaração para regularizar sua situação.

Continua depois da publicidade

O que fazer com o status “Tratamento Manual”?

Quando a declaração está em “Tratamento Manual”, significa que ela está sendo analisada por técnicos da Receita, geralmente devido a informações complexas ou suspeitas de irregularidades.

Jean Paolo Simei e Silva orienta que o contribuinte aguarde uma comunicação oficial e mantenha os dados de contato atualizados. “É essencial verificar regularmente o status e manter os dados de contato atualizados no cadastro da Receita”, aponta.