Como receber o ressarcimento do FGC: veja passo a passo completo 

O Banco Central (BC) anunciou a liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro do ano passado

Giovanna Sutto

Publicidade

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC, uma espécie de seguro dos bancos) anunciou neste sábado (17) que vai iniciar o processo de ressarcimentos para os investidores impactados pela liquidação do Banco Master em novembro passado.

São cerca de 800 mil investidores, identificados pelo FGC como credores. E o volume total de pagamentos é de cerca de R$ 40,6 bilhões.

O investidor deve ficar atento ao valor a receber: a aplicação só rendeu até 18 de novembro, data em que o Master foi liquidado. Os recursos ficaram sem remuneração de lá para cá.

Oportunidade com segurança!

Os investidores já podem acessar o aplicativo do FGC para dar prosseguimento às etapas necessárias a partir deste sábado.

O FGC é o responsável por ressarcir os credores do Banco Master, respeitando o limite máximo de cobertura estabelecido pelo fundo, que é de R$ 250 mil. 

Mas como o cliente do banco afetado pode receber o valor? Confira o passo a passo abaixo: 

Continua depois da publicidade

Como é o processo?  

O pagamento dos valores aos clientes começa quando o Banco Central decreta a liquidação da instituição financeira. 

Após o anúncio, o banco em liquidação deve enviar uma lista com os nomes dos credores e os valores a serem pagos, agrupando os créditos por CPF ou CNPJ, para que o FGC processe os pagamentos. Esse trâmite pode levar, em média, 30 dias úteis a partir do decreto do BC. 

Feito isso, o FGC libera, em cerca de 48 horas, a solicitação no aplicativo para que os credores (clientes do banco) cadastrem sua conta bancária e façam a validação da biometria e enviem os documentos necessários. 

Após a assinatura do termo de sub-rogação pelo app, o pagamento é realizado na conta bancária cadastrada. O FGC promete agilidade, mas não estipula um prazo exato para o pagamento. 

Preciso acionar o FGC ou sou pago automaticamente? 

O ressarcimento não é imediato. É necessário baixar o aplicativo do FGC e fazer o cadastro. Depois disso, o FGC realiza o pagamento. 

Até então, o cliente do Banco Master conseguia apenas baixar e se cadastrar no app do FGC e indicar a conta que queria o ressarcimento.

Continua depois da publicidade

Agora, após o FGC liberar a lista de CPFs já é possível solicitar efetivamente os valores a receber do Master. 

Pagamento para Pessoa Física (PF) 

A solicitação do pagamento para clientes pessoa física deve ser feita diretamente no aplicativo do FGC. No app, o cliente pode conferir as instituições em regime especial, solicitar o pagamento da garantia e receber notificações para acompanhar o andamento do pedido. 

Etapas: 

Continua depois da publicidade

  1. Baixe o app e faça seu cadastro. 
  1. Solicite o pagamento da garantia (essa etapa só é possível após o FGC receber a lista de credores). 

Pagamento para Pessoa Jurídica (PJ) 

Para empresas credoras, o representante legal deve solicitar a garantia do FGC pelo Portal do Investidor

Após o preenchimento das informações, o FGC envia um e-mail com os passos necessários para prosseguir. 

O pagamento é feito por transferência para uma conta corrente ou poupança, vinculada ao mesmo CNPJ e em nome da empresa. 

Continua depois da publicidade

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.