Confira o calendário

Como fazer o saque do auxílio emergencial ou transferir o dinheiro? Veja o passo a passo

A partir deste sábado, nascidos em fevereiro e março estão liberados para sacar os valores

SÃO PAULO – A partir deste sábado (1), trabalhadores nascidos em fevereiro e março poderão sacar ou transferir o dinheiro recebido por meio do auxílio emergencial. Quem nasceu em janeiro já estava autorizado a fazer o saque desde o último sábado, 25 de julho.

O calendário do auxílio emergencial está dividido em dois momentos: primeiro, as pessoas têm acesso ao crédito de forma digital, depois, em uma segunda data, podem sacar ou transferir os valores.

Vale lembrar que assim que a Caixa deposita o valor na Poupança Social Digital, criada automaticamente para todos os trabalhadores correntistas ou não do banco, mesmo antes da liberação do saque, já é possível baixar o aplicativo Caixa Tem, que permite pagar boletos e contas de água, luz, telefone e fazer pagamentos usando o QR Code.

O auxílio emergencial já beneficiou 65,4 milhões de brasileiros, com um total de R$ 145,9 bilhões.

Calendário

O calendário é dividido em quatro ciclos e, independentemente da parcela que o trabalhador receberá (são cinco ao todo), basta acompanhar o mês do aniversário para saber quando você receberá o crédito e quando poderá fazer o saque.

Considerando o Ciclo 1 (veja abaixo), os trabalhadores nascidos entre fevereiro e julho podem sacar os valores já em agosto. Para os nascidos de agosto em diante, os saques começam a partir de 1 de setembro. Para ver o calendário com todos os ciclos, clique aqui.

Ciclo 1

Mês de nascimento Data do crédito do benefício na Poupança Digital Data para que o usuário faça o saque ou transfira o valor 
Janeiro22 de julho25 de julho
Fevereiro24 de julho01 de agosto
Março29 de julho01 de agosto
Abril31 de julho08 de agosto
Maio05 de agosto13 de agosto
Junho07 de agosto22 de agosto
Julho12 de agosto27 de agosto
Agosto14 de agosto01 de setembro
Setembro17 de agosto05 de setembro
Outubro19 de agosto12 de setembro
Novembro21 de agosto12 de setembro
Dezembro26 de agosto17 de setembro

Como sacar?

Saque em espécie

PUBLICIDADE

Para realizar o saque, o trabalhador tem algumas opções. É possível ir presencialmente à uma agência da Caixa, nas unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, de forma escalonada, seguindo o as datas de acordo com o mês de nascimento.

Nesse sentido, vale lembrar que a Caixa vai abrir, neste sábado (1), mais de 700 agências em todo país para atender a demanda do auxílio emergencial entre 8h às 12h. No entanto, não haverá atendimento para desbloqueio de contas.

Para quem deseja fazer o saque em espécie, é necessário gerar um código. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Saque sem cartão”;
  2. Clique em “Gerar código para saque”;
  3. Clique em “Gerar código”;
  4. Digite a senha do CAIXA Tem.

Com o código de seis dígitos em mãos já será possível realizar o saque nas agências, caixas eletrônicos, canais lotéricos ou correspondentes Caixa Aqui.

Importante lembrar que o código autorizador tem validade de apenas uma hora. Se o usuário não conseguir finalizar o saque nesse período, basta gerar um novo código, seguindo os mesmos passos, sem qualquer custo.

Mesmo com os saques liberados, vale ressaltar que continua disponível a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital pelo aplicativo Caixa TEM, para pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.

Transferências

Outra opção, além de sacar em espécie, é fazer uma transferência para a conta própria conta corrente da Caixa ou outra instituição financeira.

Para fazer isso, a pessoa também deve acessar o aplicativo Caixa TEM:

  1. No menu principal, clique na opção “Transferir dinheiro”;
  2. Depois, insira os dados da conta de destino;

A transferência funciona como as demais operações bancárias, e o dinheiro pode ser enviado para uma conta de mesmo CPF ou um terceiro, de acordo com a preferência do beneficiado.

Vale lembrar que se o beneficiário optou por informar uma conta bancária própria ao fazer o cadastro no aplicativo Caixa TEM, não é necessário seguir os passos citados para a transferência porque o valor cai automaticamente nesta conta cadastrada (mesmo não sendo uma conta Caixa), ficando a critério da pessoa transferir para um terceiro posteriormente. Se não informou uma conta, não há problema algum, basta seguir as etapas acima.

FGTS

Outra medida recentemente anunciada pela Caixa foi o saque emergencial de até R$ 1.045 do FGTS. O passo a passo para o saque do valor do fundo é o mesmo do auxílio emergencial, por meio do Caixa TEM optando pelo dinheiro em espécie ou pela transferência, que também pode ser para o titular ou uma outra pessoa.

A Caixa informou que as agências também funcionarão neste sábado para o público do saque emergencial do FGTS – nesse caso, trabalhadores nascidos em janeiro já podem retirar os valores.

A partir do dia 8 de agosto, o segundo grupo, de nascidos em fevereiro, também poderá sacar os valores. Para conferir o calendário do FGTS, clique aqui.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

PUBLICIDADE