Clientes do Maranhão foram os que mais deram cheque sem fundos no 1º semestre

Segundo a Telecheque, a cada cem folhas emitidas, uma média de 6,26 voltou duas vezes por falta de saldo na conta-corrente

Publicidade

SÃO PAULO – Consumidores do Maranhão foram os que mais passaram cheque sem fundos no primeiro semestre deste ano. Pesquisa divulgada pela Telecheque nesta segunda-feira (16) mostrou que, a cada cem folhas emitidas, uma média de 6,26 voltou duas vezes por falta de saldo na conta-corrente. Essa proporção foi 93,81% maior do que a registrada no mesmo período de 2006, quando os “voadores” eram 3,23 a cada cem.

Na média Brasil, a taxa foi de 2,79 a cada cem. Dos 19 Estados analisados pela empresa, oito tiveram desempenho acima desse total. Os demais ficaram abaixo.

Acima

Em segundo lugar na lista, vem a Paraíba, com 5,82 folhas a cada cem. Pernambuco (4,17), Pará (4,04) e Rio Grande do Norte (3,55) também tiveram destaque. No Amazonas, Espírito Santo e Ceará, essa tendência começou a diminuir. De cada cem folhas compensadas, o total devolvido por insuficiência de fundos ficou em 3,28, 3,09 e 3,04, nessa ordem.

Vale lembrar também que o maior aumento na comparação anual foi verificado na Paraíba. No primeiro semestre do ano passado, 2,55 folhas voltavam em cem compensações, o que mostrou um crescimento de 128,24% em relação ao desempenho dos seis primeiros meses de 2007.

Abaixo

Os consumidores mais adimplentes, quando o assunto é pagamento por meio de cheques, estão em Goiás. O índice de “voadores” é, naquele Estado, de 1,81/cem. Esse total mostra estabilidade em relação ao mesmo período do ano passado.

Veja, na tabela abaixo, a lista completa das unidades federativas com inadimplência inferior à média nacional:

Continua depois da publicidade

Inadimplência do cheque
folhas devolvidas a cada cem compensadas
Estado Total
Sergipe 2,66
Minas Gerais 2,62
Rio de Janeiro 2,56
Paraná 2,48
São Paulo 2,42
Bahia 2,30
Santa Catarina 2,15
Alagoas 2,14
Mato Grosso 2,06
Rio Grande do Sul 2,06
Goiás 1,81

Fonte: Telecheque