Clientes de Roraima e Acre são os que mais passam cheque sem fundo

Segundo a Serasa, o total de folhas que voltaram nos estados, em um universo de mil compensadas, foi de 81,8 e 65,4

Publicidade

SÃO PAULO – Consumidores dos estados de Roraima e Acre estão no topo da lista quando o assunto são cheques devolvidos por insuficiência de fundos. Por outro lado, São Paulo é o último do ranking, de acordo com pesquisa da Serasa referente aos quatro primeiros meses de 2008, divulgada nesta quarta-feira (21).

O estudo revela que, nas unidades federativas que aparecem em primeiro e segundo lugares no ranking, dentro de um universo de mil cheques compensados, 81,8 e 65,4, nessa ordem, voltaram. Os paulistas devolveram 15,8 folhas em mil no período.

Acima e abaixo da média

Ao todo, no período, 21 estados tiveram índice de devolução de cheques acima da média nacional, que foi de 20 folhas para cada mil compensações.

Abaixo do índice nacional, ficaram Rio de Janeiro (19,3), Minas Gerais (18,8), Santa Catarina (18,5), Mato Grosso do Sul (17,9), Paraná (17,3) e São Paulo (15,8).

Por regiões

Considerando ainda o primeiro quadrimestre, a Região Norte é aquela onde há maior índice de não-compensação de folhas por insuficiência de fundos: 41,8 a cada mil. Em seguida, vêm Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Veja:

Cheques devolvidos
a cada mil compensados
Região Janeiro a abril
Norte 41,8
Nordeste 32,2
Centro-Oeste 24,8
Sul 18,9
Sudeste 17,1

Fonte: Serasa