Placa do Mercosul começa a valer em dezembro com datas diferentes para cada estado

São Paulo, por sua vez, terá que dar início a padronização das placas a partir de 31 de dezembro   

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou que as placas padrão Mercosul  serão implementadas no Brasil ao longo de dezembro.  No entanto, cada estado tem uma data para dar início ao novo emplacamento.
No caso do Rio de Janeiro, já era obrigatória a instalação do novo modelo desde a última segunda-feira (3). O Detran-RJ foi o primeiro a adotar o modelo no país.

São Paulo, por sua vez, terá que implementar a padronização das placas até 31 de dezembro.
Invista seu dinheiro para comprar o carro dos sonhos: abra sua conta na XP – é de graça. 

Essa é a quarta alteração no cronograma da implementação da placa Mercosul no Brasil. Argentina e Uruguai já contam com o novo padrão. 

Veja os prazos:

Estado

Prazo limite para a implantação das placas Mercosul  – depois será obrigatório 

Rio de Janeiro

até 3/12 

Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia

até 10 de dezembro

Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul

até 17 de dezembro

Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí

até 24 de dezembro

Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins

até 31 de dezembro

Quais veículos vão receber a placa?

O novo padrão será implementado em carros zero quilômetro, em veículos que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca da placa por um outro motivo. Os donos de veículos já em circulação podem escolher se querem antecipar a troca da placa para o novo padrão.  

Invista seu dinheiro para comprar o carro dos sonhos:abra sua conta na XP – é de graça. 

O que muda

A placa Mercosul tem a mesma dimensão da antiga, mas possui 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (exemplo: BRA 3A18). Na parte superior, apresenta o nome do país sobre uma barra azul e os brasões do estado e do município na lateral direita.

A cor de fundo da placa é sempre branca e não muda conforme o tipo de veículo como no modelo anterior. O que muda é a cor das letras, dos números e da borda da placa. A cor será preta para veículos particulares, vermelha para comerciais, azul para carros oficiais, dourada para carros diplomáticos, verde para modelos especiais e prateada para veículos de colecionadores.

A placa Mercosul é resultado de um acordo firmado, em 2014, entre os países integrantes do Mercosul. Mas a decisão de implantar a mudança foi adiada algumas vezes para o Brasil. Em um primeiro momento, as placas deveriam ter sido adotadas em janeiro de 2016, mas foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado. E agora, finalmente começa a valer no Brasil.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.