Placa padrão Mercosul chega ao Brasil; RJ é o primeiro estado a receber novo modelo

A iniciativa tem objetivo de padronizar a identificação de veículos no país e trazer mais segurança

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O novo modelo de placas de carro padrão Mercosul começa a ser adotado no Brasil nesta terça-feira (11) e o primeiro estado a receber a nova placa é o Rio de Janeiro. A iniciativa tem objetivo de padronizar a identificação de veículos nos países do bloco e trazer mais segurança, segundo informações do Ministério das Cidades. 

O Detran-RJ é o primeiro a adotar o novo padrão e até dezembro deste ano, todos os departamentos de trânsito do país devem começar a implantar o novo sistema, conforme determinação das Resoluções nº 729/2018 e nº 733/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“O novo padrão garante maior segurança e permite uma fiscalização mais eficiente, minimizando a ocorrência de fraude e falsificações, como a clonagem de placas”, explica o ministro das Cidades Alexandre Baldy. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A integração de todo o processo de implantação da nova placa é realizada pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) que será responsável pela fabricação, distribuição, recebimento, autorização de estampagem, inutilização e vinculação das placas aos veículos. A adoção do novo padrão facilita a identificação de veículos nos países-membros do Mercosul, formado atualmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

“A placa Mercosul traz várias inovações tecnológicas e uma delas é o QR Code que passa a ser estampado na placa com informações sobre o fabricante, data da fabricação e o número de série da placa. O sistema integrado permite mais agilidade nos processos de transferência e emplacamento e mais comodidade para o cidadão”, destaca a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Quais veículos vão receber a placa?

O novo padrão será implementado em carros zero quilômetro, em veículos que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca da placa por um outro motivo. Os donos de veículos já em circulação podem escolher se querem antecipar a troca da placa para o novo padrão.  

Continua depois da publicidade

O que muda

A placa Mercosul tem a mesma dimensão da antiga, mas possui 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (exemplo: BRA 3A18). Na parte superior, apresenta o nome do país sobre uma barra azul e os brasões do estado e do município na lateral direita.

A cor de fundo da placa é sempre branca e não muda conforme o tipo de veículo como no modelo anterior. O que muda é a cor das letras, dos números e da borda da placa. A cor será preta para veículos particulares, vermelha para comerciais, azul para carros oficiais, dourada para carros diplomáticos, verde para modelos especiais e prateada para veículos de colecionadores. 

A placa Mercosul é resultado de um acordo firmado, em 2014, entre os países integrantes do Mercosul. Mas a decisão de implantar a mudança foi adiada algumas vezes para o Brasil. Em um primeiro momento, as placas deveriam ter sido adotadas em janeiro de 2016, mas foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado. E agora, finalmente começa a valer no Brasil.

Quer investir seu dinheiro melhor? Abra uma conta na XP.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.