Câmara aprova PL e Dia de Consciência Negra pode virar feriado nacional

Data homenageia Zumbi dos Palmares, maior liderança negra do país

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, como feriado nacional. Foram 286 votos contrários e 121 contra, além de duas abstenções.

O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi dos Palmares, importante líder quilombola que morreu em novembro de 1695. Atualmente a data é feriado em seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso; no Distrito Federal, corresponde a ponto facultativo.

A aprovação do PL 3.268/2021, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (sem partido) e relatoria da deputada Reginete Bispo (PT), é considerada a primeira vitória da bancada negra da Câmara, criada no início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como o texto já havia sido aprovado em 2021 pelo Senado, agora ele segue para sanção presidencial.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mercado financeiro

A B3 segue o calendário de feriados nacionais, ou seja, caso sancionado, o texto criaria uma nova data sem negociações na Bolsa Brasileira, além da tradicional interrupção no funcionamento do comércio, agências bancárias, Poupatempo, agências da Receita Federal e etc.