Antecipado ao InfoMoney

Caixa amplia para seis meses a pausa no pagamento do financiamento imobiliário

Até então, o prazo era de quatro meses ou 120 dias; todos os clientes devem solicitar o benefício

Imóvel
Casa própria
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou nesta quarta-feira (22) um novo aumento, de mais 60 dias, na pausa no pagamento das prestações do financiamento imobiliário. Ele já havia adiantado ao InfoMoney, em primeira mão, na terça-feira (21), que anunciaria em breve a extensão do prazo, que agora subiu de quatro para seis meses.  

Segundo ele, a partir da próxima segunda-feira (27), a opção estará disponível. Os clientes interessados, que ainda não haviam aderido ao benefício, devem solicitar a pausa do pagamento à Caixa, já que o procedimento “não é automático”.

O mesmo vale para os clientes que já estavam com o contrato pausado: é preciso solicitar a prorrogação, já que a renovação não é automática.

Aprenda a investir na bolsa

“Durante o período de pausa, o contrato não está isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração”, disse a Caixa por meio de nota.

Segundo o banco, a medida é válida para financiamentos feitos por pessoas físicas por meio do programa Minha Casa Minha Vida (Faixas 1,5, 2 e 3) e pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). E entre as pessoas jurídicas a medida engloba financiamentos à produção de empreendimentos e de aquisição e construção de imóveis comerciais (modalidade individual).

Até esta quarta-feira (22), cerca de 2,5 milhões de brasileiros já haviam solicitado a pausa, o que representa R$ 8,6 bilhões em prestações congeladas, de acordo com Guimarães.

O banco anunciou a pausa no financiamento pela primeira vez em 19 de março, por um prazo de dois meses. Depois ampliou para três meses em abril, quatro meses em maio e agora anuncia o período de seis meses.

Como solicitar?

Para ter acesso ao benefício, basta fazer a solicitação pelo aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105 (Capitais) e 0800-726-0505 (Demais cidades), clicando na opção 7. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 20h. Do total de pedidos, 87% deles foram feitos via aplicativo até o momento.

O benefício é direcionado a clientes que estão com os contratos em dia, ou com, no máximo, duas parcelas em atraso. Já os clientes que possuem três ou mais parcelas em atraso devem fazer uma renegociação com o banco.

PUBLICIDADE

Caso o cliente queira solicitar o cancelamento da pausa ou da prorrogação automática por mais 30 dias, o pedido de cancelamento pode ser feito através do aplicativo Habitação CAIXA, em opção “Contratos”, “Serviços”, “Cancelar a prorrogação de pausa” ou “Cancelar pausa emergencial”.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.