Educação financeira em xeque

Bradesco descarta consignado ligado a Auxílio Brasil, diz Lazari

Segundo o executivo, como o benefício é transitório, o crédito tem maior risco.

Por  Estadão Conteúdo -

O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, disse nesta sexta-feira (5), que o banco descarta operar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, liberado pelo governo federal nesta semana. De acordo com ele, como o benefício é transitório, o crédito tem maior risco.

“Nós entendemos que é melhor não operar essa linha”, disse, em coletiva de imprensa para comentar os resultados do banco no segundo trimestre, divulgados na quinta-feira (4). “Entendemos que essas pessoas terão mais dificuldade quando esse benefício cessar.”

Com o empréstimo consignado, o beneficiário do Auxílio Brasil pode comprometer boa parte do valor recebido do governo. Diante do risco de reajustes futuros do valor, o Bradesco decidiu não realizar empréstimos vinculados ao benefício. Pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Kamikaze, o Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago na próxima terça-feira (9) e vence em dezembro deste ano.

Na última quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que autoriza a concessão de crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil e dos programas Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMC). A lei ampliou de 35% para 40% a margem para concessão de empréstimo a empregados com carteira assinada. O Instituto de Defesa do Consumidor se manifestou contra a medida de Bolsonaro, alegando o alto risco de endividamento da população.

Veja também:

Juro de consignado do Auxílio não terá teto e já alcança 86% ao ano

Resultados

Nos resultados financeiros do segundo trimestre de 2022, divulgados na quinta-feira (4), o Bradesco teve lucro líquido recorrente de R$ 7 bilhões, aumento 11,4% ante igual período no ano passado. A alta foi registrada graças ao aumento das margens com clientes, das receitas com serviços e, principalmente, dos resultados da Bradesco Seguros.

Na conferência após a divulgação de resultados, Lazari disse que o Bradesco espera um cenário mais “sereno” para a economia do País no segundo semestre, com maior estabilidade nos juros e nos preços.

Veja também:

Ação do Bradesco (BBDC4) sobe 1,20%; analistas destacam bons resultados, apesar da inadimplência

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe