Black Friday chinesa: conheça a história do 11 de novembro e veja como aproveitar os descontos

Gigantes como AliExpress e Shopee preparam uma série de promoções para celebrar o "Dia do Solteiro", esquenta para a Black Friday tradicional

Anderson Figo

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SÃO PAULO — Antes da tradicional Black Friday, que acontece dia 26 de novembro, após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, os consumidores já podem aproveitar descontos nas grandes varejistas chinesas.

É que no dia 11 de novembro os chineses celebram o Dia do Solteiro. A data foi escolhida porque, na China, os solteiros são chamados de “galhos nus”, que ainda não deram flores — por isso os vários números 1 em sequência (11/11).

Começou em 2009, quando o Alibaba, gigante do e-commerce dono da marca AliExpress, resolveu usar o Dia do Solteiro chinês para rivalizar com a Black Friday americana.

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A ideia era criar um evento que fosse anti-Dia dos Namorados, em que os solteiros poderiam ser reunir para saírem juntos e fazer compras. E, assim como na Black Friday tradicional, muitas promoções foram criadas para estimular o consumo.

A iniciativa deu tão certo que o Dia dos Solteiros acabou se tornando a principal data do comércio chinês. E logo se espalhou pelo mundo.

Segundo o próprio Alibaba, somente no ano passado o grupo faturou mais de US$ 74 bilhões no Dia dos Solteiros chinês — o que equivale ao faturamento de 4,5 anos de todo o e-commerce do Brasil.

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Como aproveitar os descontos no Dia do Solteiro?

Os principais sites chineses que funcionam por aqui estão com promoções desde os primeiros minutos deste 11 de novembro.

No AliExpress, além de descontos inéditos, que chegam a 80% em itens de marcas famosas, como gadgets da Xiaomi, o dia terá ações promocionais com transmissões ao vivo e ações de entretenimento.

No Brasil, desafios envolvendo artistas e celebridades das redes sociais ajudarão a promover a data, exatamente como ocorre no país de origem do festival.

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A edição deste ano será a primeira em que vendedores brasileiros poderão oferecer seus produtos para consumidores de todo o país.

O app AliExpress já está em operação no Brasil há 12 anos. Através dele, vendedores nacionais podem oferecer seus produtos para entrega com frete grátis. O Brasil é o único país das Américas em que vendedores locais podem participar do festival.

Já para as compras internacionais, o grupo assegura até 80 voos fretados para garantir entregas rápidas. Para grandes cidades brasileiras, o prazo de entrega para itens selecionados é de no máximo 7 dias.

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Em nota, o AliExpress disse que o prazo poderá ser encurtado na semana do 11 de novembro, em função do esforço especial de logística, que envolverá depósitos automatizados operados por robôs no exterior e o uso de 80 voos fretados para distribuir encomendas pelo mundo.

Além disso, o Ali afirmou que, durante o festival, dezenas de milhares de itens, normalmente só disponíveis com pagamento de frete, serão classificados como frete grátis.

“A realização do festival 11/11, no Brasil, em 2021, deve contribuir para a maior digitalização do varejo nacional e para melhorar a competitividade do e-commerce e a experiência de compra dos brasileiros, que se tornaram mais digitais e exigentes no último ano”, disse Yan Di, country-manager do AliExpress no Brasil.

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Outro app que também oferece promoções neste 11 de novembro é o Shopee, como parte dos esforços para o mês da Black Friday.

O 11/11 é chamado pelo app de “Dia Shopee” e, segundo ele, será o Esquenta Black Friday, com cupons de frete grátis sem mínimo de compras e R$ 3 milhões em vouchers de desconto.

Já entre os dias 22 e 25 de novembro, a plataforma começará a contagem regressiva com ofertas até o dia 26/11, data oficial da Black Friday no Brasil, onde serão disponibilizados R$ 5 milhões em cupons de desconto, além de vouchers de frete grátis sem mínimo de compras. O consumidor pode ativar as notificações do aplicativo para receber as ofertas durante toda a campanha da Shopee.

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“Estamos muito animados com a Black Friday Shopee. É a campanha mais importante do ano. Serão mais de 30 dias de ofertas e descontos para os consumidores. Além da experiência fácil, segura e divertida para os nossos clientes, continuamos com o nosso compromisso de ajudar micro e pequenos empreendedores, e esse momento será único para que alavanquem suas vendas”, disse Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee no Brasil.

Além dos principais dias da campanha, algumas categorias terão momentos de destaque com ofertas especiais no aplicativo, como moda (26 e 27 de outubro, 18 e 19 de novembro), grandes marcas (28 de outubro, 2 e 17 de novembro), lojas internacionais (30 de outubro, 6 e 13 de novembro), bens de consumo (mercado, saúde e beleza, 3 e 4 novembro), eletrônicos e acessórios (8 e 9 de novembro), e decoração e brinquedos (15 e 16 de novembro).

Os consumidores ainda terão a Cyber Monday nos dias 29 e 30 de novembro no app Shopee. E como já acontece na plataforma, a cada compra, os usuários acumularão Moedas Shopee que poderão ser utilizadas em pedidos futuros ou em itens nos jogos Shopee (prêmios e recompensas).

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Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.