Publicidade
Atualizado com posicionamento da QI Sociedade de Crédito Direto S.A.
O Banco Central informou nesta segunda-feira (17) que um “incidente de segurança” deixou dados cadastrais vinculados a 25.349 chaves Pix “potencialmente expostos.” As informações estão sob guarda e responsabilidade da QI Sociedade de Crédito Direto S.A. e o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais no sistema da instituição, segundo a autarquia.
As informações potencialmente expostas incluem nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.

Organize sua vida financeira com a IA

Imposto de Renda 2025: como declarar o seguro de vida?
Especialistas explicam quando o produto deve ser declarado e se os prêmios pagos são dedutíveis ou não

Prazo para declaração do Imposto de Renda 2025 começa nesta segunda (17); veja datas
Em 2024, a data de início foi no dia 15 de março, que neste ano caiu em um sábado veja as datas mais importantes deste ano, quem precisa declarar e tabela de alíquotas
“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, informou o BC.
O incidente ocorreu entre 23 de fevereiro e 6 de março de 2025.
Pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir deste incidente serão notificadas apenas por meio do aplicativo ou internet banking da sua instituição de relacionamento. Nem o BC, nem as instituições participantes vão utilizar quaisquer outros meios de comunicação para contatar os usuários, destacou a autarquia.
Continua depois da publicidade
“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, disse a nota do BC.
Em nota, a QI SCD comunicou que alguns dados foram expostos devido a uma falha pontual, a qual foi imediatamente corrigida.
“As informações expostas limitaram-se a dados cadastrais e não envolvem informações sigilosas. Além disso, não permitem a realização de pagamentos ou transferências, nem o acesso a contas ou a outras informações de natureza bancária”, apontou a companhia.
Continua depois da publicidade
“A segurança da informação é uma prioridade para nós. Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua, visando atender aos mais altos padrões de segurança e conformidade regulatória”, complementou a empresa em nota.