Bancos e caixa eletrônico: atenção à segurança evita sustos e prejuízos

Segundo a SSP, no segundo trimestre deste ano, o número de roubos foi 1,7% maior do que no mesmo período de 2007

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o número de roubos ocorridos no segundo trimestre de 2008 foi 1,7% maior, se comparado ao mesmo período de 2007. O crescimento se deve, especialmente, à ação de bandidos em caixas eletrônicos.

Segundo o Grupo GR, empresa de soluções de segurança e serviços, um dos principais golpes acontece da seguinte maneira: o bandido coloca um dispositivo flexível, feito de papel de radiografia, dentro do caixa eletrônico para capturar o cartão de débito da próxima vítima.

Dessa forma, quando o cliente for usar a máquina, seu cartão será retido e a transação impedida. A partir daí, entra em cena o fraudador, que tentará convencer o cliente que ao digitar sua senha, o cartão será devolvido, o que não acontece.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Quando o cliente desiste e vai embora, o golpista volta ao caixa eletrônico, recupera o cartão e, de posse da senha, saca o dinheiro.

Previna-se
Para não ficar no prejuízo, fique atento e previna-se! Se tiver seu cartão retido na máquina, o cliente deverá observar no caixa eletrônico se existe algo introduzido no local onde se coloca o cartão magnético. Caso haja, deve retirar e recuperar o cartão e comunicar imediatamente ao banco.

Além disso, prefira os caixas eletrônicos localizados em shoppings ou dentro de agências bancárias, sempre em ruas ou locais iluminados. Antes de entrar em um “caixinha”, certifique-se de que não há alguém suspeito por perto e evite fazer saques à noite.

Continua depois da publicidade

No caixa eletrônico, verifique sempre se o equipamento está operante antes de inserir o seu cartão e mantenha o corpo próximo à máquina, quando for digitar sua senha, protegendo o teclado com as mãos para evitar que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.

Cartão
O cartão também merece cuidados especiais. Nunca o guarde junto à senha e, em hipótese alguma, forneça sua senha a alguém ou entregue seu cartão a estranhos.

Por fim, ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos e evite abrir bolsas e carteiras na frente de todo mundo.