1,1 milhão de pessoas

Auxílio emergencial: calendário extra é lançado para novo lote de aprovados

Novas datas são válidas para dois grupos: quem contestou o benefício e foi aprovado e quem teve o auxílio revisado pelo governo após atualizações de dados

Brazilian money on a wallet. Brazilian economy concept.
(Brenda Beth/Getty Images)

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (3), o Ministério da Cidadania aprovou mais 1,150 milhão de cadastros para receber o auxílio emergencial. Para atender o novo lote de aprovados, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, o governo divulgou um calendário extra de pagamento do auxílio emergencial.

Considerando esse novo calendário, serão atendidos dois grupos. O primeiro inclui os beneficiários que contestaram os resultados do cadastro entre os dias 24 de abril e 19 de julho e, após uma segunda análise, foram considerados elegíveis.

Esse grupo, que ainda não recebeu nenhuma parcela das cinco de R$ 600, vai receber a primeira seguindo as novas datas. Para os nascidos em janeiro a maio, a primeira cota cai nesta quarta-feira (5). Mas o resto das parcelas se encaixará nos quatro ciclos de acordo com os calendários anteriormente divulgado – conforme o mês de aniversário.

PUBLICIDADE

Já o outro público, de 345 mil pessoas, engloba quem recebeu a primeira parcela em abril, mas que teve o benefício reavaliado em julho devido às atualizações de dados governamentais.

Nesse caso, as pessoas receberão o crédito da terceira e quarta parcelas na Poupança Social Digital aberta em seus respectivos nomes, também conforme o novo calendário. As parcelas restantes também serão depositadas conforme as datas já disponibilizadas. 

Por exemplo, se o trabalhador nascido em fevereiro já recebeu duas parcelas e estava aguardando o resultado de uma segunda avaliação do governo e foi aprovado, agora ele receberá a terceira também nesta quarta-feira (5). Mas o pagamento da quarta e quinta parcela seguirá as datas dos ciclos já definidos, de acordo com o mês de aniversário.

Confira como fica o calendário de crédito na Poupança Social Digital para estes dois grupos:

Mês de nascimentoCrédito na conta Poupança Social Digital 
Janeiro a maio05 de agosto
Junho07 de agosto
Julho12 de agosto
Agosto14 de agosto
Setembro17 de agosto
Outubro19 de agosto
Novembro21 de agosto
Dezembro26 de agosto

O calendário extra segue a mesma lógica dos outros já apresentados: primeiro, o trabalhador recebe o crédito na conta poupança digital da Caixa, criada automaticamente para todos os trabalhadores correntistas ou não do banco federal; depois, em uma segunda data, o trabalhador pode sacar ou transferir o valor.

Vale lembrar, no entanto, que para fazer uso do dinheiro o trabalhador não precisa esperar a segunda data. Com o crédito na Poupança Digital já é possível baixar o aplicativo Caixa Tem, que permite pagar boletos e contas de água, luz, telefone e fazer pagamentos usando o QR Code – também válido para correntistas ou não da Caixa.

PUBLICIDADE

Veja as datas para os saques:

Mês de nascimentoSaques
Janeiro a abril08 de agosto
Maio13 de agosto
Junho22 de agosto
Julho27 de agosto
Agosto01 de setembro
Setembro05 de setembro
Outubro12 de setembro
Novembro12 de setembro
Dezembro17 de setembro

Para ver o passo a passo para sacar ou transferir o dinheiro do auxílio, clique aqui. 

Incluindo esse novo lote de aprovados, serão 66,2 milhões de brasileiros beneficiários aprovados para receberem o auxílio.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.