Instabilidades

App do FGTS apresenta instabilidades nesta quarta-feira, primeiro dia de saque extraordinário

Usuários relatam fila de espera online, problemas em login e nas transferências

Por  Giovanna Sutto -

A manhã desta quarta-feira (20), pré-feriado de Tiradentes, foi marcada por reclamações em relação ao acesso ao aplicativo do FGTS (Fundado de Garantia do Tempo de Serviço) para consulta de valores.

O governo Bolsonaro (PL) liberou saques extraordinários de até R$ 1.000 aos trabalhadores, como uma forma de aliviar os impactos da pandemia de Covid-19 que ainda pesam sobre a renda das famílias.

Esses saques começam nesta quarta-feira (20). A retirada depende do mês de nascimento da pessoa e tem início pelos nascidos em janeiro. Os nascidos em dezembro só poderão sacar em 15 de junho (veja calendário).

O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador, pelo aplicativo Caixa Tem, e voltará à conta vinculada do FGTS do trabalhador se não for sacado até 15 de dezembro.

As pessoas apontam diferentes motivos para os problemas enfrentados nesta manhã: acesso e login no app, consulta de valores e saldo, fila de espera online e falhas no funcionamento.

Leia também:

No Twitter, alguns clientes compartilharam os problemas. “O aplicativo do FGTS da Caixa que tem fila de espera pra entrar no app? Se isso não é o marco do sucesso do metaverso eu não sei o que seria. E depois de uma hora tentando acessar mesmo dizendo que estava na minha vez, minha senha expirou… É sobre ser feito de palhaço todo dia”, diz um usuário.  

“Agora no app do FGTS quando eu entro na aba de saque fica constando que não localizam conta com saldo disponível”, afirma outra pessoa. “Não consigo de forma alguma logar nesse app do FGTS”, comentou uma internauta.

No site DownDetector, especializado em mapear instabilidades da internet, a Caixa Econômica Federal apresenta um pico de problemas por volta 9h (horário de Brasília), sendo os principais problemas: login no aplicativo móvel (46%), transferências (38%) e login no internet banking.

Outro usuário mostra que está com dificuldades em fazer o Pix do saque extraordinário.

O site não mostra especificamente problemas no FGTS, apenas faz a análise da Caixa como um todo.

(Reprodução/ DownDetector)

Recentemente, o app do FGTS também enfrentou instabilidades e falta de funcionalidades que estavam prejudicando o acesso a quem busca sacar valores do fundo.

A Caixa explicou que houve instabilidade momentânea causada pela atualização do app — e que a nova versão seria liberada gradualmente aos usuários. No entanto, também no Twitter, alguns usuários comentaram que mesmo com a atualização, o app ainda está com problemas.

“Gente, já são 6 dias passados e nada da Caixa solucionar o problema no app do FGTS. Atualizei tudo e ainda assim o app não funciona. Via internet usando o PC tbm não funciona.”, disse uma usuária. 

Ao InfoMoney, a Caixa negou qualquer instabilidade no aplicativo. Afirmou que o início do calendário do Saque Extraordinário do FGTS ocasionou um aumento natural na consulta aos serviços relacionados ao Fundo nos últimos dias, mas que não comprometeu o funcionamento dos aplicativos.

“A Caixa informa que os aplicativos Caixa Tem e App FGTS estão operando em normalidade nesta quarta-feira (20)”, diz, por nota, o banco.

Apesar disso, o banco confirmou a fila de espera online. “Nos momentos de maior volume de acessos (picos), o usuário pode ser direcionado para uma fila de espera momentânea, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços para todos os brasileiros”, completa.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Compartilhe