Anatel: usuário deve ser avisado sobre acesso à gravação em call center

Conselho Diretor da agência aprovou nesta quinta-feira alteração em regulamentos sobre o assunto

Tércio Saccol

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SÃO PAULO – Ficará mais claro para os usuários de telefonia fixa e móvel e TV por assinatura os seus diretos sobre obtenção de chamadas feitas para centrais de atendimento de empresas desses segmentos. Isso ocorre porque nesta quinta-feira (19) o Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou alteração em regulamentos sobre o assunto.

A ideia é que, a partir da ligação para os call centers desses serviços, após optar por falar com o atendente, o usuário ouça a seguinte frase: “Esta chamada está sendo gravada. Caso necessário, a gravação poderá ser solicitada pelo usuário”.

A partir daí, a Anatel espera facilitar a defesa dos usuários, na medida em que garante a divulgação dos seus direitos de forma mais direta.

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As prestadoras desses serviços devem armazenar as gravações das chamadas pelo período de seis meses (telefonia móvel e TV por assinatura) e 12 meses (telefonia fixa). As prestadoras têm 30 dias para se adequar à alteração aprovada pela Anatel.

Insatisfação
Operadoras de celular estão entre as principais fontes de reclamação dos consumidores. Segundo a última pesquisa divulgada pela empresa CVA Solutions, as operadoras de celular receberam 6,67 em uma nota possível de 1 a 10, pela pesquisa. Entre os 23 setores avaliados, o de telefonia móvel ficou na 22a colocação.