Nova operação

XP Inc. adquire participação na Capitânia Investimentos, gestora com mais de R$ 11 bi de ativos sob gestão

Fundada em 2003, Capitânia possui 30 fundos de investimento, com 140 mil diferentes investidores individuais, além de mais de 80 institucionais

Big Data Technology for Business Finance Concept. Renda variável
(Blue Planet Studio/ Getty Images)

SÃO PAULO – A XP Inc. informou na manhã desta sexta-feira (11) a aquisição de participação minoritária na Capitânia Investimentos, gestora de recursos independente, especialista em crédito privado, imobiliário e de infraestrutura.

Fundada em 2003, a Capitânia Investimentos tem mais de R$ 11 bilhões de ativos sob gestão. Ela possui atualmente 30 fundos de investimento sob sua gestão, com 140 mil diferentes investidores individuais, além de mais de 80 investidores institucionais (fundos de pensão, seguradoras, gestores de patrimônio, family offices). Desde seu nascimento, a asset já concluiu a alocação de capital em mais de 500 diferentes casos de investimento (debêntures, CRIs, FIDCs, CRAs, FIIs).

“Temos uma relação histórica com a Capitânia, de mais de 10 anos, e damos agora um novo passo no fortalecimento dessa parceria de sucesso. A entrada na Capitânia está em linha com a nossa visão de oferecer aos nossos clientes o mais completo ecossistema de investimentos do mercado, permitindo o acesso a produtos alternativos e inovadores, como os desenhados pela Capitânia”, afirma Leon Goldberg, sócio da XP Inc.

Com a entrada da XP, a Capitânia afirmou que espera, por meio de sinergias e mútua troca de expertise, acelerar o seu crescimento, ampliar estratégias nas quais atua, expandir seu leque de produtos e consolidar-se como uma das principais fontes de capital de médio e longo prazo nos mercados de capitais brasileiro.

“Nosso modelo de negócio seguirá 100% focado nos cotistas, baseado em um robusto processo de investimento, uso intensivo de tecnologia e rígido controle de riscos, atuando como uma alocadora de capital (buy side), ancorando transações que tenham sido estruturadas por terceiros, e posicionando-nos sempre como uma das investidoras líderes em cada caso de investimento”, afirma Ricardo Quintero, coordenador geral da Capitânia Investimentos.

As companhias destacaram que a governança e a independência de ambas permanecem. A Capitânia conta com uma equipe de 30 pessoas e seguirá liderada pela mesma. Além de Ricardo Quintero, conta ainda com Arturo Profili e Caio Conca como co-responsáveis por gestão de recursos e Carlos Simonetti e Flávia Krauspenhar como co-responsáveis por relações com investidores, produtos e marketing.

Leia também: 

XP Inc. e Faros anunciam criação de nova corretora de investimentos
XP Inc. e Messem anunciam a criação de uma nova corretora de investimentos

 

PUBLICIDADE