[VISA] Presentes para os filhos: a dica é não exagerar na dose!

Desde cedo, você deve pensar na educação financeira do seu filho. Algumas atitudes fazem toda a diferença, como acontece com os presentes. Controle-se!

Publicidade

Nos dias de hoje, em que pais e mães passam a maior parte do tempo no trabalho, é bastante natural certo sentimento de culpa, por não conseguirem dar aos filhos a atenção que merecem.

Porém, é preciso estar atento para não cometer um grave erro por conta disso: presentear a criança de forma exagerada, visando, inconscientemente, compensá-la pela ausência dos responsáveis.

Atenção à educação financeira

Para quem acha que o gesto é inofensivo, e que não há nada demais em pecar pelo excesso, vale a dica: é preciso, desde cedo, pensar na educação financeira do seu filho, e os presentes fora de hora podem atrapalhar muito nesse assunto. Você sabe por quê?

Continua depois da publicidade

O primeiro ensinamento que você pode dar ao seu filho em finanças, e que será levado por toda a vida dele, é o de saber dar valor ao que possui. Dessa forma, por meio de gestos simples, a criança irá perceber o esforço dos pais para proporcionarem certas coisas, bem como o custo em dinheiro de cada objeto.

Cuidado com os presentes

Se, na sua casa, todo dia é ocasião de oferecer algo material ao seu filho, saiba que este é um caminho perigoso.

Com o passar do tempo, estarão dando brinquedos cada vez mais caros, e ele esperará por isso como se fizesse parte da rotina. Cuidado! Veja abaixo, passo a passo, alguns argumentos que lhe ajudarão a entender melhor a situação:

Procurem aproveitar ao máximo os momentos em família, seja em casa ou em passeios com seu filho. Vocês, pais, se sentirão realizados com essa nova rotina, perceberão seu filho muito mais feliz e seguro e, para completar, ainda aliviarão o estresse do trabalho.

Aos poucos, a criança perceberá que os presentes são para as datas marcantes do ano, como aniversário, dia da Criança ou Natal, por exemplo, e que a companhia dos pais vale muito mais do que qualquer brinquedo. Os momentos felizes precisam ser valorizados. Experimentem!