Visa e Agrotoken lançam cartão de pagamentos com grãos tokenizados

Cada token da solução representa uma tonelada de grãos vendida e entregue pelo produtor a um armazém

Lucas Gabriel Marins

Publicidade

Produtores agora podem usar criptomoedas para comprar maquinário agrícola, insumos e outros produtos em mais de 80 milhões de estabelecimentos que aceitam Visa. A Agrotoken, startup argentina de tokenização de commodities agrícolas, e a gigante de pagamentos firmaram parceria e lançaram um cartão com tokens lastreados em grãos.

A solução de pagamentos comporta tokens chamados Agrotoken. Cada um é o equivalente a uma tonelada de grãos – soja, milho ou trigo – vendida e entregue pelo produtor a um armazém. Na prática, a moeda é uma stablecoin, um tipo de cripto pareada em algum ativo estável.

De acordo com a Agrotoken, a quantidade de commodities fica registrada em blockchains, e todos os dados podem ser auditados. O projeto utiliza os ecossistemas Ethereum (ETH), Polygon (MATIC) e Algorand (ALGO).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com o cartão, os agricultores poderão fazer compras nos estabelecimentos que aceitam Visa. Também será possível solicitar empréstimos garantidos por grãos e consultar os índices de preço em tempo real.

“É algo que vai além dos cartões que se conhece hoje. Com o aplicativo que estamos cocriando com a Visa, o produtor terá um registro de todas as suas transações para facilitar sua contabilidade e suas tomadas de decisão. Além disso, a cada uso, ele receberá de volta uma quantia em criptomoeda”, explicou Eduardo Novillo Astrada, CEO e cofundador da Agrotoken.

A Visa disse que o agronegócio é um setor essencial para a economia e precisa de soluções digitais ágeis. “Nós estamos na vanguarda dessa revolução, oferecendo soluções inovadoras e flexíveis que melhoram processos administrativos de compra e venda e vários outros”, falou Gabriela Renaudo, diretora geral da Visa na Argentina.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Lucas Gabriel Marins

Jornalista colaborador do InfoMoney